O vereador Dudi (PL) enviou requerimento à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo pedindo a instalação de detectores de metais na entrada de escolas públicas de Jacareí.
No documento, protocolado junto à Mesa Diretora da Câmara na sessão de quarta-feira (22), o vereador explica que a medida é necessária para inibir ações perigosas – como o porte de armas em escolas e universidades.
“A instalação de detectores de metais em pontos estratégicos dos estabelecimentos educacionais pode prevenir a entrada de armas nas instituições, garantindo assim a segurança de alunos, professores e funcionários”, disse Dudi.
Segundo o parlamentar, foram interceptadas trocas de mensagens, pela Polícia Civil, pela Divisão de Crimes Cibernéticos da Departamento Estadual de Investigações Criminais – DEIC, a qual investigou e descobriu o plano de adolescentes para realizarem ataques em escolas de São José dos Campos e Caçapava.
“Na troca de mensagens em uma rede social, um dos adolescentes, alvo dos mandados de busca e apreensão, mostrou a um usuário uma das facas que pretendia usar no ataque e relata que mataria uma pessoa ou um animal, além de gravar a ação”, afirmou.
Ainda segundo Dudi, foram identificados diálogos que se referiam à prática de atos graves de violência, como homicídios em massa, ataques a escolas, violência contra mulheres, crianças e animais, no dia 13 de março, data em que se completam quatro anos do ataque à escola de Suzano/SP.
“A proposta tem caráter de exceção, de modo que haja uma atuação preventiva, todavia, garantindo a privacidade dos alunos, por isso acredito que a prevenção é sempre a melhor opção, principalmente quando se trata da segurança de nossas crianças e jovens que frequentam essas instituições”, concluiu o vereador.
Confira todos os trabalhos protocolados pelo vereador Dudi durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.