O plenário da Câmara Municipal aprovou na sessão de quinta-feira (3) pedido de informações do vereador Dr. Rodrigo Salomon (PSDB), que questionou o prefeito Izaias Santana sobre os gastos para a realização dos concursos públicos para contratação de médicos na rede de saúde pública de Jacareí em 2021.
No documento, o vereador questionou o déficit de profissionais na rede de saúde pública, além do valor total e por edital despendido dos cofres públicos, a previsão de publicação de novo edital para contratação de médicos e quais medidas foram adotadas para suprir a ausência de médicos generalistas (clínico geral, pediatra e ginecologista) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UMSF).
Segundo o parlamentar, no Edital nº 009/2021 (o último realizado), foram disponibilizadas oito vagas de Médicos Generalistas, com carga horária semanal de 40 horas e salário de R$ 14.436,50. “Foram 52 inscritos, sendo que apenas 18 candidatos compareceram e 16 foram aprovados, mas sem êxito no preenchimento das 8 vagas”, lembrou Dr. Rodrigo.
Ainda segundo o vereador, entre as 29 unidades de saúde que compõem a rede de Atenção Básica de Jacareí, há deficiência na quantidade de médicos disponíveis atualmente para realizar os atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). “Isso porque o orçamento previsto para investimentos em Saúde, conforme Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022, é de mais de R$ 253 milhões”, concluiu Salomon.
Confira todos os trabalhos protocolados pelo vereador Dr. Rodrigo Salomon durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.