A Câmara Municipal aprovou na sessão de quarta-feira (25) pedido de informações do vereador Dr. Rodrigo Salomon (PSDB), que questiona o prefeito Izaias Santana sobre a criação de um controle de monitoramento de epidemias na rede municipal de ensino para acompanhamento e mitigação da epidemia do novo Coronavírus nas unidades escolares de Jacareí.
No documento, Dr. Rodrigo perguntou se existe articulação com os demais programas de saúde e apoio às escolas, através de um conjunto de atividades de informação e orientação, de monitoramento e acompanhamento de casos de contaminação, e se existem relatórios diagnósticos, por unidade escolar e consolidados regionalmente, contendo os principais riscos e vulnerabilidades presentes no ambiente escolar para a disseminação do Coronavírus e outras doenças infecciosas.
“Se isso existe, os pais e/ou responsáveis pelas crianças e adolescentes são informados”, questionou. Segundo o vereador, a preocupação é com a transmissão e a contaminação pela nova variante da Covid-19. “Conforme dados oficiais de 23 de agosto de 2021 do site da Prefeitura Municipal de Jacareí, onde constam mais de 244 mil pessoas vacinadas (com primeira, segunda e a dose única) e neste total ainda não há a vacinação de crianças e adolescentes”, afirmou Salomon.
Na opinião do parlamentar, o ensino das crianças e adolescentes foi afetado drasticamente em decorrência da pandemia de Covid-19, em função do grande percentual da população que não possui acesso à internet ou às aulas remotas, somado à alta dificuldade com a Educação a Distância (EaD).
“Inúmeras famílias seguem preocupadas com a contaminação pela nova variante da Covid-19, por ser mais transmissível, e que, segundo dados de 17 de agosto de 2021 da Secretaria de Saúde do Estado, há 231 casos em investigação no Estado de São Paulo, sendo 62 casos já confirmados”, conclui Dr. Rodrigo.
Confira todos os trabalhos protocolados pelo vereador Dr. Rodrigo Salomon durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.