O Plenário da Câmara Municipal aprovou na sessão de terça-feira (8) pedido de informações do vereador Dr. Rodrigo Salomon (PSDB), que questiona o prefeito Izaias Santana sobre o número de mamografias e os demais resultados da campanha Outubro Rosa realizada em Jacareí.
No documento, o vereador questionou o número de exames de mamografia realizados mensalmente, de janeiro até outubro deste ano, assim como no “Dia D” em 15 de outubro, o número de pacientes que fizeram a mamografia e foram encaminhadas para a mastologia, se o aparelho de mamografia deixou de funcionar durante a campanha, quais medidas foram adotadas e em quanto tempo o atendimento foi reestabelecido.
“Nos casos em que a principal hipótese diagnóstica seja maligna, os exames necessários à elucidação devem ser realizados em até 30 dias, conforme previsto no artigo 3º da Lei Federal nº 12.732/2012”, disse Salomon.
O parlamentar também questiona a existência de fila de espera para a realização de mamografia e quais foram os resultados e considerações da Secretaria Municipal de Saúde a respeito da campanha Outubro Rosa.
“Durante o mês de outubro, a Prefeitura de Jacareí realizou ações voltadas à campanha de combate e prevenção ao câncer de mama, para atendimento às mulheres de 25 a 64 anos, que poderiam realizar exames preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau) e, para aquelas acima de 40 anos, o exame de mamografia”, explicou o vereador.
Confira todos os trabalhos protocolados pelo vereador Dr. Rodrigo Salomon durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.