O plenário da Câmara Municipal aprovou na sessão de quarta-feira (20) pedido de informações do vereador Dr. Rodrigo Salomon (PSD), que questionou o prefeito Izaias José de Santana sobre a falta de vacinas contra a dengue em Jacareí.
No documento o parlamentar apontou que em 14 de março foi noticiada a terceira morte por dengue e quase 9 mil casos confirmados pela doença. “No final do mês de janeiro, a Prefeitura decidiu decretar estado de emergência e alerta epidemiológico devido ao avanço da dengue na cidade”, afirmou.
Segundo Salomon, é preciso saber quais ações a Prefeitura têm tomado para agilizar e disponibilizar as vacinas; se foi enviado algum comunicado e/ou documento oficial ao Ministério da Saúde sobre a previsão de disponibilização da vacina; e quais ações estão sendo adotadas junto ao governo estadual a fim de intermediar a disponibilização da vacina contra a dengue.
“A questão é saber se a Prefeitura planeja comprar as vacinas, qual o prazo, a quantidade e os valores”, questionou. Caso não haja previsão por parte da administração municipal, Dr. Rodrigo pediu a justificativa técnica e/ou orçamentária para a não aquisição das vacinas e quais os planos a curto, médio e longo prazo para reduzir os impactos da dengue em Jacareí.
Ainda de acordo com o vereador, a Região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, composta por 39 municípios e população estimada em 2,5 milhões habitantes, “não foi contemplada pelo Ministério da Saúde no recebimento das doses da vacina contra a dengue e somente os municípios da região do Alto do Tietê (Guarulhos, Suzano, Guararema, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Poá, Arujá, Santa Isabel, Biritiba-Mirim e Salesópolis) foram contemplados”, disse.
O prefeito municipal tem 15 dias para responder aos questionamentos do vereador, podendo, com justificativa, ser prorrogado por prazo determinado.
Confira todos os trabalhos protocolados pelo vereador Dr. Rodrigo Salomon durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.