Doenças cardíacas em mulheres são mais fatais do que em homens, diz médica em palestra na Câmara

A mulher de hoje vive uma configuração social que influencia diretamente em sua saúde. Hábitos como tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas, sobrepeso, sedentarismo, contraceptivos, má alimentação, entre outros, se refletem no bem-estar físico feminino, conforme alertou a médica da Estratégia de Saúde da Família Rita de Cássia Oliveira, na palestra sobre saúde da mulher, realizada sexta-feira (18) no auditório da Câmara Municipal de Jacareí.

Aproximadamente 25 mulheres com idades que variavam de 20 a 60 anos estiveram presentes no evento, que durou cerca de duas horas. Rita falou das doenças que mais afetam as mulheres atualmente: câncer de mama e colo de útero, assim como as cardíacas que, segundo a médica, ultrapassam o câncer em índices de enfermidades femininas atuais. “As doenças cardíacas passam despercebidas na mulher, mas são mais fatais do que nos homens”, alertou a médica.

A didática do encontro, que foi aberto ao público, envolveu o autoexame de mamas, um quadro explicativo sobre métodos contraceptivos, próteses de órgãos femininos, além de rodada de perguntas e respostas. Ao final, a médica incentivou as mulheres a aderirem à Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero, que colherá exames preventivos em todas as unidades de saúde pública de Jacareí, no sábado (19).

Escola do Legislativo – A palestra Saúde da Mulher foi realizada pela Escola do Legislativo – departamento da Câmara Municipal criado em setembro de 2014 para promover a capacitação profissional dos servidores-, em parceria com a Prefeitura, através da Unidade Municipal de Saúde da Família (UMSF) do Distrito de São Silvestre.

Legenda: Rita de Cássia (à esquerda) e Nália Severino (à direita) na palestra ministrada na Câmara Municipal

Crédito: Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest