A TV Câmara Jacareí adiou o documentário sobre a rebelião prisional da cadeia da Avenida Siqueira Campos, ocorrida em 14 de fevereiro de 1981, que vitimou Franz de Castro Holzwarth, além do policial militar Antônio de Oliveira e outros cinco presos.
A nova data de estreia está prevista para julho e deve ser anunciada nas próximas semanas. O nome do documentário também foi alterado, passando a se chamar “Franz de Castro: a Rebelião de Jacareí”.
“Adiamos a estreia do documentário mais uma vez porque estamos aguardando do Tribunal de Justiça de São Paulo e outros órgãos do poder Judiciário o envio de algumas informações que constam somente no processo da época”, disse Márcio Martinele, diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Jacareí.
A estreia do documentário deve acontecer no cinema da Sala Mário Lago, com o apoio da Fundação Cultural de Jacarehy, e, após a estreia estará disponível no Canal do Youtube da TV Câmara Jacareí.
Produção – A emissora jacareiense entrevistou pessoas ligadas ao episódio e buscará revelar, conforme os relatos, o que ocorreu no fatídico dia que resultou na morte sete pessoas, entre elas o advogado e vice-presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), Franz de Castro Holzwarth.
Dentre os focalizados pelas lentes da TV estarão amigos e familiares de Franz, policiais, fotógrafo e advogados que presenciaram o acontecimento, além do prefeito da cidade na época, Benedicto Sérgio Lencioni, e o jornalista Carlos Nascimento, que cobriu, pela Rede Globo, a rebelião.
As imagens da reportagem ficaram marcadas nas retinas de muita gente. “Foi um divisor de águas na minha carreira. Até hoje comentam comigo sobre aquilo”, disse Nascimento, em entrevista à TV Câmara Jacareí.