Doadores de sangue recebem homenagem da Câmara de Jacareí

Eles não buscam reconhecimento, mesmo assim a Câmara Municipal de Jacareí resolveu homenagear cidadãos que, de maneira anônima e voluntária, dedicam um pouco de si em favor do próximo, através da Sessão Solene Homenagem aos Doadores de Sangue de Jacareí.

Realizada na tarde de quarta-feira (23), o Plenário da Casa de Leis promoveu a cerimônia de entrega do diploma de honra ao mérito entregue a cinco munícipes que se destacaram pelo ato voluntário de doação de sangue.

Indicados pelo Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos (SHHSJC), os homenageados foram Marcos Garcia da Silva, com 57 doações de sangue realizadas até hoje, Luis Alexandre Pereira com 36, Claudio Coelho Santos com 35, Valentina Dias Almeida Martins com 29 e Luiz Carlos da Costa com 25. Os doadores receberam um diploma de honra ao mérito reconhecido pelo Legislativo Municipal.

Edinho Guedes (PR), autor do decreto legislativo nº 316/2011, que determina que a sessão seja realizada anualmente durante a semana que compreende o dia 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue, compôs a mesa diretora da cerimônia e agradeceu aos homenageados pelo exemplo que são e pelas vidas que ajudam a salvar.

Também compôs a Mesa Diretora da sessão o presidente da Câmara, vereador Arildo Batista (PT), e Leila Maria Magalhães Pessoa de Melo, diretora do Serviço de Hemoterapia.

Em seu discurso, Leila analisou o perfil dos doadores do hemocentro: “identificamos que se tratam de pessoas engajadas, altruístas e que gostam de fazer o bem. Podemos afirmar que os doadores de sangue são pessoas que, apesar de desenvolverem outras atividades, assumem para si a responsabilidade de salvar vidas”.

Ainda segundo a diretora, o Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos fornece sangue para as demandas de transfusões na cidade de Jacareí há mais de 30 anos e os hospitais atendidos pelo hemocentro realizam uma média de 36 mil transfusões por ano, beneficiando pacientes durante emergências como acidentes, desastres naturais, partos, além de procedimentos médicos e cirúrgicos complexos, como intervenções cardíacas.

Serviço de Hematologia e Hemoterapia – Criado por hematologistas em 1980, o SHHSJC é responsável pelo suprimento de sangue e derivados a mais de 30 hospitais e clínicas da Região Metropolitana do Vale, entre eles o Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Pio XII, em São José dos Campos, bem como a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital São Francisco, em Jacareí.

Legenda: (da esquerda para direita) Luiz Costa representado por Maria das Graças Costa, Marcos Garcia, vereador Edinho Guedes, Valentina Dias e Luis Alexandre Pereira.

Crédito: Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest