O coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Paulo Henrique Domingues, recebeu quarta-feira (6) o Título de Cidadão Benemérito de Jacareí em reconhecimento à sua vida profissional dedicada à segurança pública na cidade.
A cerimônia contou com a presença dos vereadores Edgard Sasaki (PSDC), Pastor Rogério Timóteo (PRB) e Edinho Guedes (PR), que presidiu a Sessão. Além deles, compuseram a mesa o doutor Carlos Gutemberg de Santis, juiz da 4ª Vara Criminal de São José dos Campos, e a Coronel do Comando de Policiamento do Interior (CPI-1), Eliane Nicoluk. Cerca de 120 convidados prestigiaram o evento.
Jacareiense, Paulo Henrique dedicou-se à polícia militar por 32 anos e aposentou-se em janeiro deste ano, após atuar não só na segurança pública propriamente dita, como também em ações preventivas, como palestras e ações beneficentes. “Você é a tipificação dos dois itens que compõem o Hino à Jacareí: progresso e paz. É um filho brilhante da nossa cidade”, expressou Edinho Guedes, autor do Decreto Legislativo que concedeu a homenagem.
Em 1997, ainda como tenente, Domingues ficou muito conhecido na região por salvar Rosalina Mendonça, funcionária de uma agência bancária da cidade que estava sendo mantida refém de um assaltante. Na época, o coronel “atacou” o assaltante com um golpe de artes marciais, libertando a funcionária.
A convite do vereador Edinho, Rosalina também esteve presente à cerimônia. Atualmente morando em Brasília, a bancária veio agradecer pessoalmente ao Coronel. “Eu estava em meu primeiro dia de trabalho e tinha um bebê de três meses. Esse homem se arriscou e defendeu a minha vida. Espero que tenhamos mais heróis como ele, pois só faremos a sociedade melhor ao sairmos de nós mesmos”.
Em seu discurso na tribuna, Domingues disse: “Não fiz mais do que a minha obrigação, que foi servir e proteger a sociedade, além de respeitar ao maior ensinamento do meu pai: a honra”.
Histórico – O coronel Paulo Henrique Domingues serviu como policial em São Paulo e em várias cidades do Vale do Paraíba. Recebeu várias condecorações, láureas e medalhas da corporação. É bacharel em direito e mestre em Gestão de Políticas Públicas de Segurança, além de ter feito vários cursos de especialização próprios para a carreira policial, como o de Gerenciamento de Crises com Ênfase em Negociação, pelo FBI (Federal Bureau of Intelligence) nos Estados Unidos.
Homenagem – O título de Cidadão Benemérito de Jacareí ao Coronel Paulo Henrique Domingues foi criado pelo Decreto Legislativo 372/2015, de autoria do vereador Edinho Guedes (PR). A concessão do Título de Cidadania é uma das mais altas honrarias concedidas pelo município.
A homenagem é regulamentada pela Resolução 169/1968. Concedido às pessoas nascidas em Jacareí que tenham contribuído com esta sociedade, a Câmara já concedeu 31 títulos de Cidadão Benemérito desde sua regulamentação.