Carnavalesco é o convidado do ‘Gente em Destaque’   

 

Mário Anselmo Elisei, carnavalesco nascido em Jacareí e reconhecido por todo o Vale do Paraíba, é o entrevistado deste domingo, 1º de maio, às 21h, do programa ‘Gente em Destaque’, da TV Câmara Jacareí.

Aos 60 anos se dedica à festa do Rei Momo desde 1984 e falou sobre o início no bate-papo. “Eu nem ligava para os desfiles e tampouco os via pela televisão. Mas aí um amigo me chamou para ajudá-lo numa confecção de fantasia e me convidou para estar na avenida, como destaque de um carro alegórico. A partir daí, não sei mais como é viver sem o carnaval”, contou.

Os pais de Mário não puderam cuidar dele quando criança, por serem portadores de hanseníase. Deram-no a uma funcionária do Preventório de Jacareí, onde estavam internados. Matilde, a mãe adotiva, o adotou quando ele tinha 5 anos.

“Ela me apoiou em tudo, absolutamente. Foi muito mais do que uma mãe: foi amiga, companheira, parceira mesmo. Depois de muitos anos voltei a ter contato com os meus pais biológicos, mas jamais larguei a minha mãe Matilde. Ela morreu faz alguns anos e a falta que sinto dela é enorme. Penso nela todos os dias. Após a morte dela tive depressão, que durou uns 2 anos. Cheguei a dormir na rua, em frente ao Mercadão. ”

O carnavalesco acumula troféus por suas fantasias, que elabora na própria casa e chegam a custar cerca de R$ 6 mil, pelos materiais usados. “O dinheiro a gente consegue guardando um pouquinho do salário por mês, fazendo rifas, vendendo algumas coisas. No fim, conseguimos o objetivo. No geral, para a escola de samba toda, o custo pode bater os R$ 100 mil. ”

Mário disse também estar bastante ansioso pelos desfiles em Jacareí no ano que vem. Para ele, ficar sem carnaval durante a pandemia significou muito sofrimento. “Senti uma falta danada do dia a dia, da rotina no barracão, de conversar sobre as ideias de enredo… Passei o tempo fazendo fantasias para algumas bonecas que tenho, inclusive anos atrás cheguei a expor essas pequenas roupas no Museu e até na Câmara. Para 2023 já temos um tema para a Luz do Amanhã, que é a minha escola. Porém, não posso contar ainda. É segredo. ”

Não perca! A entrevista irá ao ar nos canais 12 da NET e 39.2 na TV aberta e será reprisada em diferentes horários e dias.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest