A Câmara Municipal realiza na quarta-feira (4), a partir das 9h, a 14ª Sessão Ordinária do ano com seis projetos de lei inscritos na Ordem do Dia, entre eles as propostas do prefeito Izaias Santana e da Mesa Diretora do Legislativo que reajustam em 5% os vencimentos dos servidores públicos da Administração Direta, Indireta, da Câmara Municipal e dos secretários da Prefeitura de Jacareí.
Os três projetos faziam parte da Ordem do Dia da sessão de 27 de abril, mas foram adiados após a presença de cerca de 250 servidores – maioria professores da rede municipal – que protestaram pela inclusão do percentual de reajuste dos servidores da Administração Direta e Indireta no projeto original.
Na manhã da última quinta-feira (28), um ofício, assinado por oito vereadores, reivindicou ao prefeito a revisão da proposta como forma de integração dos servidores da Educação, situação atendida pelo prefeito por meio de uma mensagem modificativa, contemplando a categoria.
O documento pedia ao Poder Executivo a utilização de parte da verba proveniente das emendas impositivas – exceto àquelas destinadas para a área da saúde pública e para a construção do Bom Prato em Jacareí – como forma de custear a ampliação do reajuste aos professores.
Caso aprovadas, as medidas abrangem os servidores públicos ativos, inativos, pensionistas da Administração Direta, Indireta, da Câmara Municipal e dos presidentes das autarquias e fundações do município. O reajuste terá validade a partir do dia 1º de maio de 2022.
Auxílio alimentação – O terceiro projeto inscrito para a sessão, também de autoria da Mesa Diretora, trata sobre o fornecimento de auxílio-alimentação aos servidores da Câmara Municipal de Jacareí. O valor mensal proposto é de R$ 250,00 sem desconto ou coparticipação do servidor no seu custeio. Segundo a proposta, o auxílio poderá ser pago em dinheiro, em tíquetes alimentação ou em gêneros alimentícios de primeira necessidade.
Junho violeta – De autoria do vereador Paulinho do Esporte (PSD), a Câmara vota projeto que institui a Campanha “Junho Violeta” no calendário de eventos oficiais de Jacareí. Segundo o autor, a campanha tem o objetivo de desenvolver ações de mobilização, sensibilização e conscientização da população sobre todos os tipos de violência contra os idosos.
“O evento terá como símbolo um laço de cor violeta para chamar a atenção da população para a questão da violência contra os idosos, promover debates sobre a importância da prevenção e realizar ações de conscientização sobre os direitos da pessoa idosa”, disse Paulinho do Esporte.
Título de Cidadania – O sexto e último projeto é do vereador Dr. Rodrigo Salomon (PSDB) que pretende conceder título de cidadania. Segundo o Regimento Interno da Câmara, a votação de matérias dessa natureza é realizada de forma secreta, sendo necessário a aprovação de 2/3 dos vereadores, ou seja, nove votos favoráveis.
Solenidades – Antes do início da sessão, o Cerimonial da Câmara realiza os atos solenes “Orando por Jacareí” e em Homenagem ao Trabalhador, conforme os Decretos Legislativos números 361/2015 e 165/1998, de autoria do vereador Rogério Timóteo (REPUBLICANOS) e do ex-vereador José Carlos Diogo, respectivamente.
Também haverá o uso da Tribuna Livre pelo diretor geral da União dos Empreendedores de Jacareí (UNEJAC), Márcio André Romani, que abordará o tema “Desenvolvimento econômico da cidade e a União dos Empreendedores de Jacareí”.
A sessão ordinária será transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí nos canais 39.2 UHF Digital, 12 da NET e pelo Facebook na página da TV Câmara Jacareí, e pelo canal do Youtube da TV Câmara Jacareí.
Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:
- Não saia muito do tema do tópico.
- Não publique SPAM, visível ou mascarado.
- Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
- Seja educado.
Comentários
Os comentários estão fechados.
Isael
Não ficou muito claro como ficará o salário dos servidores à partir do próximo ano.
PARA ESSE ANO os vereadores abriram mão das emendas impositivas porém isso ocorre somente NESSE ANO e como será nos próximos?
Ou o aumento só vale pra esse ano?