
A Câmara Municipal realiza na quarta-feira (16), às 9h, a 11ª Sessão Ordinária do ano com seis projetos inscritos na Ordem do Dia, entre eles o retorno do projeto do prefeito Celso Florêncio de Souza, que propõe a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial, instituído a partir da Lei Complementar Municipal nº 49/2003 em Jacareí.
Adiada por uma semana na sessão de 9 de abril a pedido do líder de governo, vereador Jean Araújo (PP), a atualização do Plano Diretor integra o processo de planejamento e gestão urbana e recomenda a integração e interação das ações de diferentes setores da Prefeitura, suas autarquias e fundações, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores.
O projeto leva em consideração os grupos sociais, etários e identitários que compõe a diversidade social da cidade, ampliar e tornar mais eficientes as atividades econômicas, resguardar e recuperar o meio ambiente, permitir o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade, e promover o desenvolvimento sustentável com justiça social e participação democrática e popular.
Segundo o prefeito, a revisão do Plano Diretor foi elaborada a partir de um amplo processo participativo, fruto do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Município, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo e o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), no âmbito da Ação Civil Pública nº 101004786.2018.8.26.0292.
“Pelo ajuste firmado entre as partes, a Prefeitura se comprometeu a realizar a revisão de seu Plano Diretor seguindo as orientações do Ministério das Cidades e com o suporte técnico de uma instituição de ensino e pesquisa, a Universidade do Vale do Paraíba”, cita Florêncio na mensagem aos vereadores.
Para ser aprovado, o projeto deve ser submetido a dois turnos de discussão e votação, devendo ser aprovado pela maioria absoluta dos vereadores da Câmara (sete votos favoráveis), conforme estabelece o artigo 39 da Lei Orgânica do Município (LOM).
Apologia ao crime – Também adiado na sessão passada a pedido do autor, o Plenário fará discussão e votação do projeto do vereador Juex Almeida (PP), que proíbe a Prefeitura Municipal contratar shows e espetáculos que façam apologia ao crime.
Segundo o documento, considera-se apologia ao crime qualquer conteúdo que exalte, glamurize ou incentive a prática de crimes previstos no Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848/1940), faça apologia ao uso ou tráfico de drogas ilícitas, incentive a violência contra pessoas, instituições públicas ou privadas, incluindo forças de segurança e autoridades, e promova discurso de ódio ou discriminação contra qualquer grupo social.
“Os contratos firmados pela Prefeitura para a realização de shows e espetáculos deverão conter cláusula expressa de rescisão no caso de descumprimento da norma”, disse Almeida.
Reajuste – Outros três projetos tratam do reajuste de 5,3% a todos os servidores públicos municipais de Jacareí, entre eles os ativos, inativos e pensionistas. As propostas, de autoria do prefeito e da Mesa Diretora da Câmara Municipal (no caso de reajuste dos servidores do Legislativo e dos secretários municipais), caso aprovadas, passarão a valer a partir de 1º de março de 2025.
Já os servidores que compõem o quadro de pessoal do magistério público municipal terão seu reajuste aplicado a partir de 1º de janeiro, assim como aqueles que ocupam o cargo de Agente de Combate a Endemias (ACE).
O percentual corresponde a alta nos últimos doze meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi de 5,48%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicados nesta sexta-feira (11).
Concessão – O sexto projeto da pauta, também de autoria do prefeito Celso Florêncio de Souza, permite à Prefeitura conceder o direito real de uso, pelo prazo de 90 anos (prorrogada uma única vez), de um terreno de 797 metros quadrados para a Associação dos Doutores Coloridos. O imóvel está localizado na Rua Los Angeles, no Jardim Califórnia.
Tribuna Livre – Antes da Ordem do Dia, o fundador e coordenador da Associação Doutores Coloridos, João Gonçalves da Consolação, fará uso da Tribuna Livre para abordagem do tema “Importância do PLE nº 5/2025 em favor dos trabalhos da entidade”.
A sessão ordinária é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí, nos canais 39.2 Digital e 12 da Claro, além do aplicativo para Android e iOS e do canal do Youtube da TV.
Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:
- Não saia muito do tema do tópico.
- Não publique SPAM, visível ou mascarado.
- Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
- Seja educado.