Câmara Municipal realiza Sessão Solene Mulher Cidadã e enfatiza a luta contra a violência doméstica

Lotação total nas galerias do plenário da Câmara Municipal de Jacareí na Sessão Solene Diploma Mulher Cidadã 2018. O público veio prestigiar as 13 cidadãs, indicadas pelos parlamentares, para receberam a láurea de Mulher Cidadã na noite do Dia Internacional da Mulher, comemorado na noite de quinta-feira (08).

As homenageadas foram Ângela Maria de Santana, indicada pelo vereador Abner de Madureira (PR), Dulcinéia Aparecida do Carmo Francisco, indicada por Aderbal Sodré (PSDB), Edna da Silva Barbosa, indicada por Arildo Batista (PT), Edilaine Alexandre Rangel do Nascimento, indicada por Fernando da Ótica (PSC), Avani Júlia da Silva, indicada por Juarez Araújo (PSD), Luciana Marinho, indicada por Lucimar Ponciano (PSDB), Rita de Cássia de Souza Faria, indicada por Luís Flávio (PT), Joelma Prilips, indicada por Márcia Santos (PV), Dalva Inácio, indicada por Paulinho do Esporte (PSD), Elisabete da Silva, indicada por Paulinho dos Condutores (PR), Elisete Sgorlon, indicada por Rodrigo Salomon (PSDB), Meire Soriano Ikai, indicada por Sônia Patas da Amizade (PSB) e Regina Maria Machado Santos, indicada por Valmir do Parque Meia Lua (PSDC).

O ponto alto da cerimônia foi a entrega do Projeto de Lei Programa Família Segura Contra a Violência Doméstica, de autoria do prefeito Izaias Santana, às mãos da presidente da Câmara, Lucimar Ponciano. O intuito é difundir e aplicar a Lei Maria da Penha, bem como coibir e prevenir a violência contra a mulher, crianças e adolescentes em Jacareí.

“Não podemos aceitar que os programas de proteção existentes tirem a mulher, que é vítima, do lar, ao passo que o agressor continue em casa. Aqui em Jacareí o policiamento será efetivo através do Programa Família Segura”, argumentou o prefeito.

Lucimar Ponciano reclamou que muitos órgãos públicos ainda não têm o acolhimento devido para mulheres vítimas de violência doméstica, porém o programa protocolado pode colocar Jacareí na vanguarda quando se trata de respeito às mulheres e crianças. “Seremos protagonistas nessa situação de punição ao agressor”, atentou a vereadora.

A homenagem e as políticas públicas divulgadas numa sessão dedicada às mulheres se complementaram na cerimônia. Regina Maria, coordenadora da pastoral catequista do Parque Meia Lua, expressou o significado de receber o diploma: “Só posso sentir gratidão por tudo o que vi aqui, pois tudo o que fazemos, fazemos de coração, sem esperar recompensa”.

 

O Decreto – Esta foi a 14ª edição do Diploma Mulher Cidadã que, de acordo com o Decreto 214/2004, de autoria da ex-vereadora Rose Gaspar, foi entregue às munícipes que têm contribuído com a defesa dos direitos da mulher e questões do gênero em Jacareí. Entre as laureadas houve representantes das áreas de saúde, assistência social e assistência pastoral.

 

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest