Câmara Municipal promove palestra de Controle e Combate ao Aedes aegypti

A Câmara Municipal realizou na tarde de quinta-feira (3) uma palestra sobre Controle e Combate ao Aedes aegypti, ministrada pela coordenadora do departamento de Vigilância Ambiental da Prefeitura, Rosângela Areias.

Aproximadamente 20 pessoas estiveram presentes ao evento, que foi aberto ao público e teve como materiais didáticos um aquário mostrando os vários estágios larvais de um pernilongo e uma maquete do Aedes. O inseto é o transmissor das doenças febre amarela, dengue, chikungunya e zika.

Cada uma das doenças têm características próprias, segundo a preletora. A dengue provoca febre forte, a zika causa manchas e a chikungunya faz as articulações doerem por muito tempo. Rosângela também alertou que o impedimento do ciclo de vida do pernilongo é a melhor maneira de se evitar tudo isso.

Para a servidora da Câmara Municipal, Rita de Cássia, o que mais lhe chamou a atenção foi o fato de que o mosquito precisa de uma quantidade pré-determinada de sangue. Se ele não consegue suprir essa necessidade em uma só pessoa, vai continuar picando até conseguir. Com isso, ele transmite os vírus para todas as pessoas picadas.

O vereador Edgard Sasaki (DEM), que é engenheiro agrônomo, também esteve presente à palestra e sugeriu maneiras de combate aos pernilongos por meio de arapuca, método que pretende divulgar para a população através de vídeos.

Como pessoa pública, temos que aprender como é o ciclo de vida e o combate ao pernilongo, pois isso também é de interesse da população”, alegou.

Escola do Legislativo – A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Jacareí foi criada em setembro de 2014 para promover a capacitação profissional dos servidores do Legislativo municipal. Este evento foi uma parceria com o Departamento de Vigilância à Saúde.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest