Por unanimidade (12 votos favoráveis), o plenário da Câmara Municipal aprovou na sessão desta quinta-feira (2) projeto do vereador Paulinho dos Condutores (Podemos), que institui a Semana da Segurança Digital em Jacareí.
A Semana será realizada anualmente nas escolas públicas e privadas na semana do dia 17 de maio (Dia Mundial da Internet), com o objetivo de promover o exame dos alunos a respeito dos impactos da tecnologia nas atividades cotidianas e o estímulo da criticidade a respeito das relações sociais nos ambientes digitais, assim como a conscientização sobre seus riscos, envolvendo abuso sexual virtual, cyberbullying, vazamento de dados pessoais e a ação de cibercriminosos.
Por outro lado, a Semana também promoverá a conscientização sobre os riscos à saúde física e psicológica do uso das tecnologias digitais, e o incentivo ao comportamento saudável, incluindo a alfabetização digital, ética e etiqueta no uso das plataformas digitais, além de normas de segurança.
Segundo o autor, o evento será incorporado ao calendário oficial do Município para o esclarecimento dos benefícios da função pedagógica do universo digital, “sobretudo alertar dos riscos que as redes digitais podem apresentar. Na Semana, as escolas deverão promover a interdisciplinaridade nas aulas, tendo como pano de fundo a discussão e o aprofundamento didático dos temas propostos”.
Viela – O segundo projeto aprovado, por aclamação, foi do vereador Roninha (CIDADANIA), que denominou a atual Viela Vinte e Seis de Viela Cleber Pereira dos Santos, localizada no bairro Parque Santo Antônio.
Solenidade – Antes da Ordem do Dia, o Cerimonial da Câmara realizou Ato Solene “Homenagem ao Trabalhador”, conforme o Decreto Legislativo nº 165, de 4 de maio de 1998, de autoria do ex-vereador José Carlos Diogo, alterado pelo Decreto Legislativo nº 431/2021, da vereadora Maria Amélia (PSDB).
Receberam diploma de mérito Reginaldo Albuquerque, Brasilina Cardoso, Clecimone Ferreira da Silva, Ronaldo Ribeiro de Oliveira, Lucia Penha de Araújo, Marcone Araújo de Brito, Cleiton Luís da Silva, Tamires Paula Faustino, Newton Francisco, Bianca Divino de Oliveira, Hélio de Paula Rafael, e o casal Alves Gonçalves de Oliveira e Maria Vilma Santiago de Oliveira.
De acordo com o Decreto cada vereador pode indicar um trabalhador para ser homenageado pelo destaque na defesa dos direitos da classe trabalhadora, em qualquer atividade laboral.
A sessão ordinária é aberta ao público e foi transmitida ao vivo, pela TV Câmara Jacareí, nos canais 39.2 Digital, 12 da Claro, e também pelo Youtube e Facebook da TV Câmara Jacareí.