
A Câmara Municipal de Jacareí realizou nesta quarta-feira (9) a 10ª Sessão Ordinária do ano, aprovando projeto de autoria do prefeito Celso Florêncio, que autoriza a Fundação Pró-Lar a conceder desconto de 100% dos valores das multas e juros aos devedores inscritos em dívida ativa.
Segundo o documento, o interessado deverá comparecer na Fundação Pró-Lar no período entre 1º de abril a 30 de junho para formalização do requerimento de anistia, que será condicionada ao pagamento das custas judiciais e honorários advocatícios de 10% dos débitos discutidos em ação judicial, exceto aqueles beneficiados da justiça gratuita.
Após a formalização do requerimento, o contribuinte deverá emitir o boleto, ou o carnê, e efetuar o pagamento integral da primeira parcela, no período entre 1º de abril a 30 de junho, com a possibilidade de pagamento em parcela única ou parcelamento do débito com os valores descontados pela anistia em até 48 parcelas.
O vencimento da parcela única – e, quando for parcelado, da primeira parcela – ocorrerá no prazo de até cinco dias úteis após a realização do requerimento de adesão à anistia.
O valor mínimo de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 46,56 (1/2 Valor de Referência do Município – VRM), e serão corrigidas anualmente, a partir do dia 1º de janeiro, de acordo com as variações do VRM.
Caso o contribuinte escolha a opção de parcelamento, a falta de pagamento de três ou mais parcelas do ajuste, intermitentes ou consecutivas, bem como o atraso superior a 90 dias, acarretará na perda do benefício, prosseguindo a cobrança do débito original, descontados os valores pagos anteriormente.
Água potável – A segunda proposta aprovada foi de autoria do vereador Paulinho dos Condutores (Podemos), que obriga os campos esportivos de uso público a disponibilizarem acesso a água potável gratuita para uso dos frequentadores.
De acordo com o documento, a oferta poderá ser feita através da instalação de bebedouros ou de equipamentos alternativos adequados, permitindo à Prefeitura realizar parcerias com organizações da sociedade civil e empresas privadas como forma de viabilizar a implementação e a manutenção do projeto.
O prazo para que os campos esportivos de uso público se adequem à norma é de seis meses, após a publicação da lei no Boletim Oficial do Município.
O projeto aguarda sanção ou veto do prefeito Celso Florêncio.
Adiado – O projeto de autoria do prefeito Celso Florêncio, que propõe a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial, instituído a partir da Lei Complementar Municipal nº 49/2003 em Jacareí, foi adiado por uma sessão ordinária a pedido do líder de governo, vereador Jean Araújo (PP).
De acordo com Jean, existe a necessidade de nova análise para realização de ajuste técnico. O projeto está pautado para a 11ª Sessão Ordinária, prevista a ocorrer na próxima quarta-feira (16).
O Projeto – A atualização do Plano Diretor integra o processo de planejamento e gestão urbana e recomenda a integração e interação das ações de diferentes setores da Prefeitura, suas autarquias e fundações, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores, considerando os grupos sociais, etários e identitários que compõe a diversidade social da cidade, ampliar e tornar mais eficientes as atividades econômicas, resguardar e recuperar o meio ambiente, permitir o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade, e promover o desenvolvimento sustentável com justiça social e participação democrática e popular.
O projeto, fruto das propostas discutidas e votadas pelos delegados eleitos, durante as Pré-Conferências, em 21, 25 e 27 de novembro de 2024, e a Conferência Final da Cidade, realizada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro de 2024, possui mais de 160 artigos elaborados a partir das discussões e votações realizadas entre os delegados e que tratam de matérias que tangenciam a organização do espaço urbano, como por exemplo macrozoneamento, zoneamento, atividade econômica, meio ambiente, entre outros, com o propósito de preparar a cidade para os desafios que se impõem a toda humanidade.
Segundo o prefeito, a revisão do Plano Diretor foi elaborada a partir de um amplo processo participativo, fruto do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Município, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo e o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), no âmbito da Ação Civil Pública nº 101004786.2018.8.26.0292.
“Pelo ajuste firmado entre as partes, a Prefeitura se comprometeu a realizar a revisão de seu Plano Diretor seguindo as orientações do Ministério das Cidades e com o suporte técnico de uma instituição de ensino e pesquisa, a Universidade do Vale do Paraíba”, cita Florêncio na mensagem aos vereadores.
A partir das orientações, o processo de revisão foi organizado em seis etapas, sendo a primeira a elaboração de Caderno de Leitura Técnica, estudo feito a partir da coleta e diagnóstico de dados primários e secundários sobre as principais questões urbanísticas, demográficas, econômicas e ambientais de Jacareí.
Em seguida, foram realizadas a eleição de um Conselho Gestor de Revisão do Plano (formado por sete representantes do poder público municipal e 12 representantes da sociedade civil organizada), Leituras Comunitárias em 26 bairros (objetivo de coletar a opinião da população sobre os problemas e potencialidades da cidade), Leitura Crítica da Cidade (diagnóstico produzido a partir do cruzamento de informações das Leituras Comunitárias e do Caderno Técnico), Oficinas nos 26 bairros e a Conferência Final da Cidade, realizada entre outubro e dezembro de 2024.
Para ser aprovado, o projeto deve ser submetido a dois turnos de discussão e votação, devendo ser aprovado pela maioria absoluta dos vereadores da Câmara (sete votos favoráveis), conforme estabelece o artigo 39 da Lei Orgânica do Município (LOM).
Emenda – Três alterações foram apresentadas ao texto original do projeto. A primeira ampliou, de 1º de abril a 30 de junho, para 14 de abril a 30 de julho, o prazo para que o contribuinte compareça a Fundação Pró-Lar para fazer sua adesão à anistia.
A segunda permitirá ao proprietário do imóvel fazer a adesão através de terceiros, sem qualquer ônus ou obrigações ao interessado. Já a terceira mudança eleva de 48 para 60 o número de parcelas caso o pagamento não seja realizado em parcela única.
A emenda é de autoria dos vereadores Hernani Barreto (Republicanos), Daniel Mariano (PL), Jean Araújo (PP), Juex Almeida (PP), Marcelo Dantas (Podemos), Maria Amélia (PSDB), Netho Alves (PL), Paulinho do Esporte e Paulinho dos Condutores (ambos do Podemos), Siufarne do Cidade Salvador (PL) e Valmir do Parque Meia Lua (PP).
Apologia ao crime – A pedido do autor do projeto, vereador Juex Almeida (PP), o Plenário adiou votação da proposta que proíbe a Prefeitura Municipal contratar shows e espetáculos que façam apologia ao crime.
Segundo o documento, considera-se apologia ao crime qualquer conteúdo que exalte, glamurize ou incentive a prática de crimes previstos no Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848/1940), faça apologia ao uso ou tráfico de drogas ilícitas, incentive a violência contra pessoas, instituições públicas ou privadas, incluindo forças de segurança e autoridades, e promova discurso de ódio ou discriminação contra qualquer grupo social.
“Os contratos firmados pela Prefeitura para a realização de shows e espetáculos deverão conter cláusula expressa de rescisão no caso de descumprimento da norma”, disse Almeida.
O projeto deve retornar à pauta na sessão da próxima quarta-feira (16).
Título de cidadania – A última propositura a ser aprovada foi de autoria do vereador Marcelo Dantas (Podemos), concedeu Título de Cidadania ao padre Marcos Aurélio Guimarães Rabello. A celebração ainda não tem data definida para realização.
Tribuna Livre – Antes da Ordem do Dia, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, Weller Pereira Gonçalves, usou da Tribuna Livre para abordagem do tema “Situação Atual da empresa Avibras e de seus trabalhadores”.
A sessão ordinária é aberta ao público e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí, nos canais 39.2 Digital e 12 da Claro, além do aplicativo para Android e iOS e do canal do Youtube da TV.
Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:
- Não saia muito do tema do tópico.
- Não publique SPAM, visível ou mascarado.
- Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
- Seja educado.