Câmara de Jacareí sedia reunião preparatória para 6ª Conferência Municipal das Cidades

A Câmara Municipal de Jacareí foi sede da reunião preparatória para a 6ª Conferência Municipal das Cidades, evento que acontecerá entre os dias 31 de maio e 1º de junho, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizada na rua Lamartine Delamare, 69, no Centro.

O encontro, realizado na noite da última terça-feira (26) no Auditório da Casa Legislativa,  teve o objetivo de apresentar informações básicas à sociedade a respeito da Conferência, assim como os assuntos que deverão ser tratados a partir dos eixos temáticos de Saneamento Básico, Mobilidade Urbana e de Habitação.

De acordo com a arquiteta e urbanista Priscila Freitas, uma das representantes do Poder Executivo de Jacareí na 6ª Conferência Municipal, o evento tem a função de debater a questão social da cidade e da propriedade através do lema “Cidades Inclusivas, participativas e socialmente justas”.

As conferências são mecanismos para a garantia de direitos fundamentais relacionados às temáticas de saneamento básico, mobilidade e habitação, e têm como objetivo a elaboração de ideias que futuramente possam ser aplicadas em ações, projetos e políticas públicas para as cidades nas áreas estabelecidas pelos eixos temáticos”, explicou.

Ainda segundo Freitas, a participação popular é fundamental para o pleno exercício da cidadania, uma vez que as conferências são, de fato e de direito, o espaço público do debate das questões que afligem as populações residentes nos centros urbanos. Em Jacareí, cerca de 90% da população reside em áreas urbanas. “É uma oportunidade para debater sobre a cidade que queremos para todos, por isso cada um tem de fazer sua parte, pessoal e coletivamente”, ressaltou a arquiteta.

Além de representantes do Poder Executivo, a Conferência é composta por membros do Poder Legislativo Municipal, movimentos populares, associações sindicais, empresariais e de centros de formação acadêmica e de pesquisa científica.

A cidade é um bem construído coletivamente, por isso as pessoas têm que ter consciência sua participação local para que seja possível transformar a sociedade como um todo, e, neste aspecto, as conferências têm a intenção de provocar as pessoas a participarem socialmente dos assuntos que interferem diretamente na vida de todos nós”, disse Adenilson Marins, agricultor, representante dos movimentos sociais que estará presente na 6ª Conferência Municipal das Cidades.

Todas as cidades do país deverão realizar a sua preparação para as conferências municipais até o dia 5 de julho deste ano. Após este período, ocorrerão, de 1º de novembro de 2016 a 31 de março de 2017, as Conferências Estaduais e do Distrito Federal, para, posteriormente, acontecer a 6ª Conferencia Nacional das Cidades.

Segundo o Ministério das Cidades, a Conferência é o instrumento de garantia da gestão democrática para a promoção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. A temática será “A Função da Cidade e da Propriedade”, com o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”.

Legenda – Ao centro, a arquiteta e urbanista Priscila Freitas faz apresentação durante reunião preparatória para a 6ª Conferência Municipal das Cidades, que será realizada em Jacareí entre os dias 31 de maio e 1º de junho na sede da Secretaria Municipal de Educação
Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

 

 

 

 

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest