Câmara de Jacareí investe na capacitação de seu corpo de servidores

A Câmara Municipal de Jacareí, por intermédio da Escola do Legislativo, investiu fortemente em eventos de capacitação e reciclagem de seu corpo de servidores, durante o primeiro semestre de 2015.

De acordo com informações da coordenação da Escola do Legislativo, foram realizados 31 eventos distintos entre treinamentos e palestras, que somam mais de 1700 horas de atividade educacional corporativa para o servidor do Legislativo Municipal. A maioria destes eventos, cerca de 1100 horas, foi organizada com aproveitamento de recursos internos próprios, sem gerar custos para os cofres públicos.

O objetivo inicial deste ano foi oferecer, pelo menos, uma oportunidade de capacitação ou reciclagem para cada um dos servidores lotados na Câmara”, afirma o vereador Arildo Batista (PT), presidente da Câmara Municipal. De acordo com o vereador, essa é uma preocupação constante, uma vez que o servidor bem capacitado trabalha mais motivado e isso se transforma no melhor atendimento ao público. “Esse tem sido o nosso diferencial”, complementa.

Escolas de Governo – A criação de Escolas de Governo está prevista na Emenda Constitucional 19, de 1998, que determina que “a União, os Estados e o Distrito Federal manterão escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos”.  Na esfera de atuação municipal, contudo, a Emenda deixa os municípios livres para decidirem se implantam ou não Escolas de Governo que estejam vinculadas aos poderes Executivo ou Legislativo.

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Jacareí foi criada em setembro de 2014 e está prestes a completar um ano de atividades. “Desde o início, o objetivo principal da Escola foi o de promover e estimular a capacitação técnica e pessoal do servidor público do Legislativo”, afirma o coordenador da Escola, Ricardo Gagliardi. “Para isso, é feito um trabalho no sentido de oferecer atualização técnica para o desempenho das funções internas e, também, atividades complementares com informações que podem auxiliar no crescimento individual de cada um”, resume o coordenador.

Um exemplo disso são atividades como cursos de oratória e de redação que são oferecidos gratuitamente a todos os servidores e que estimulam pessoas a se tornarem multiplicadores de conhecimento. É o caso de Diogo Zani que é engenheiro eletricista e ocupa o cargo de agente de compras e manutenção.

Ele frequentou as aulas do curso de oratória e se animou a preparar uma palestra sobre formas de economizar energia elétrica. “A iniciativa da Escola foi importantíssima para mim, pois permitiu que eu me aprimorasse e pusesse em prática o que aprendi, fazendo com que eu me desenvolvesse pessoal e profissionalmente”, afirma Diogo.

Legenda – Somente no primeiro semestre do ano foram realizados 31 eventos, que somaram mais de 1700 horas de atividades educacionais aos servidores
Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest