Câmara de Jacareí faz recepção de ‘boas vindas’ aos novos servidores

A Câmara de Jacareí realizou, na manhã de terça-feira (12), um evento para apresentar e recepcionar os novos servidores do Legislativo Municipal aprovados no último concurso público, homologado no dia 11 de junho.

O encontro, promovido no auditório da Casa, contou com a participação de cerca de 40 servidores com o objetivo de promover a integração dos novos funcionários ao quadro de recursos humanos da Câmara. A apresentação dos novos servidores foi organizada durante o ‘Comunicando’, encontro semanal cuja finalidade é transmitir informações gerais sobre assuntos de interesse do servidor legislativo.

Ao todo, nove funcionários efetivos foram apresentados, sendo dois para o cargo de Consultor Jurídico-Legislativo, um Assistente Jurídico, três Analistas de Comunicação, um Analista de Mídias Sociais, um Gerente de Licitações e um Assistente de Compras e manutenção.

De acordo com a Secretária Diretora Administrativa, Maria Auxiliadora Requena, o evento, além de uma oportunidade para apresentação dos novos funcionários, serviu também para informar aos servidores a respeito da implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001/2008) no ambiente administrativo da Câmara de Jacareí, normativa que, depois de implementada, irá padronizar os processos e procedimentos administrativos existentes no Legislativo Municipal.

Estamos em fase final de implantação dos processos administrativos, conforme determina a ISO 9001/2008 e, até as próximas semanas, a Câmara de Jacareí estará apta a passar pelo procedimento de certificação”, afirma Requena. Ainda segundo Auxiliadora, os demais aprovados (12 servidores) serão convocados conforme as necessidades da Casa para o preenchimento dos cargos.

Para o Presidente da Câmara, vereador Edinho Guedes (PMDB), a apresentação dos novos servidores representa o atual momento do Legislativo de Jacareí, “que busca modernizar a estrutura da Câmara Municipal focando a economia do dinheiro público e a eficiência dos serviços prestados à população”, conclui Guedes.

CAIXA DE SUGESTÕES – Durante a abertura do evento, o Assessor de Treinamento e Capacitação da Escola do Legislativo, Agnaldo Dias, divulgou os primeiros apontamentos colhidos pela ‘Caixa de Sugestões’ – mecanismo instituído pela Câmara de Jacareí a cerca de 30 dias com o intuito de colher sugestões e críticas, tanto de servidores quanto de munícipes a respeito dos serviços disponibilizados e demais procedimentos internos existentes no ambiente de trabalho do servidor.

Grande parte das sugestões e críticas colhidas já foram implementadas ou serão executadas em breve, pois, algumas delas dependem de conclusão de licitação pública”, explica Dias.

QUALIFICAÇÃO – Com a realização do concurso, a Câmara de Jacareí implementou uma nova estrutura administrativa em seu quadro funcional de recursos humanos, na qual o preenchimento de cargos com funções técnicas foi efetuado por meio de servidores de carreira. Tal reestruturação adequou o Legislativo aos apontamentos feitos pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), que orientou sobre a necessidade de abertura de concurso público.

Além da necessidade de conformidade ao parecer do TCE, a reforma administrativa ainda regula o número de cargos em comissão dos vereadores, que ficam vinculados à manutenção do número atual de cadeiras parlamentares. Caso haja aumento do número de vereadores, o número de cargos por gabinete deverá ser reduzido.

HISTÓRICO – O edital do concurso público da Câmara de Jacareí foi publicado no dia 28 de janeiro de 2013 no Boletim Oficial do Município, com o objetivo de preencher 20 cargos do quadro de servidores do Legislativo Municipal. O certame tem validade de dois anos, contados da data de sua homologação, e pode ser prorrogado por igual período, a critério da Câmara.

As 20 vagas ofertadas foram distribuídas nos seguintes cargos: Analista de Comunicação (4), Gerente de Operações (1), Consultor Jurídico-Legislativo (4), Analista de Mídias Sociais (1), Analista de Licitações e Contratos (1), Gerente de Licitações e Contratos (1), Gerente de Programação (1), Agente de Compras e Manutenção (2), Analista de Estatísticas (1), Analista de Tecnologia da Informação (1), Assistente de Direção (1), Assistente Jurídico (1) e Diretor de Recursos Humanos (1).

Sob o regime estatutário, os cargos terão jornada de 40 horas semanais e salários que variam de R$ 1.604,62 a R$ 4.704,31. Do total de vagas ofertadas, 17 foram para o preenchimento de cargos de nível superior e as demais (três cargos) com exigência de conclusão do Ensino Médio.

A realização do concurso estava inserida na proposta de reforma administrativa da Câmara de Jacareí, iniciada em setembro de 2013, com a aprovação do projeto de lei da Mesa Diretora da Casa, que entre outras medidas, extinguiu 12 dos 17 cargos de confiança e criou 14 novas carreiras, todas com preenchimento por meio de concurso público.

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