Câmara de Jacareí encerra atividades em homenagem à Semana da Mulher

A Câmara Municipal encerra nesta sexta-feira (10) programação especial de eventos em homenagem à Semana da Mulher que agitaram o ambiente do Legislativo de Jacareí. Durante a semana, foram realizadas palestras sobre assuntos do universo feminino, apresentações musicais e atividades para as servidoras e funcionárias com o objetivo de incentivar a luta pela igualdade de gênero na cidade, a partir do Palácio da Liberdade.

O momento é propício, afinal, pela primeira vez na história, quatro mulheres foram eleitas. Três assumiram e, nesse início de legislatura, 80% dos projetos de leis discutidos em Plenário foram de autoria feminina. Dos projetos aprovados, 100% foram de autoria de mulheres, sendo que elas ocupam apenas 23% das 13 cadeiras existentes no legislativo de Jacareí.

Em números absolutos são poucos processos (cinco apresentados e dois aprovados), mas já sinaliza as mudanças requeridas pelo eleitorado e, consequentemente, na própria estrutura administrativa. Primeira mulher na história a assumir a presidência da Câmara de Jacareí, a vereadora Lucimar Ponciano (PSDB), “negra e pobre” – como ela mesma se define, já delimitou sua linha de trabalho à frente do Legislativo para os próximos dois anos.

“Quero que a Câmara esteja aberta para o povo”, anunciou logo no início do ano para os servidores da Casa. Desde então, atividades populares como a realização de Sessões Solenes que sejam de cunho popular, a elaboração de um projeto de lei que realizaria a discussão dos processos a serem votados no período noturno para que os munícipes tenham a oportunidade de comparecer às sessões, bem como as realizações da Semana da Mulher, caminham na diretriz que ela está liderando.

Isso tudo ainda é o começo do que esta mineira de 49 anos realizará na Câmara Municipal. Na Sessão Solene Mulher Cidadã 2017, Lucimar manifestou a mesma liberdade que busca para as mulheres de Jacareí: trajada de túnica e turbante que relembram vestes africanas, a presidente conduziu o evento todo descalça.

No evento, repetiu a frase que um dia ouvira de Dani Kriola, do Coletivo de Mulheres Nandi: “uma mulher negra feliz é reacionária”. Revolução essa que chegou e começou a agitar o Legislativo de Jacareí.

Legenda: Presidente da Câmara, Lucimar Ponciano, na Sessão Solene Diploma Mulher Cidadã 2017

Crédito: Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest