Câmara apoia sindicatos e reivindica nova proposta de reajuste aos servidores públicos de Jacareí

A Câmara Municipal enviou ofício ao prefeito Izaias Santana reivindicando reajuste salarial de 20% aos servidores públicos municipais de Jacareí.

O documento foi assinado pelos 13 vereadores da Casa, após reunião realizada em 31 de março com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Jacareí (STPMJ) e o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jacareí (SindSAAE) para tratar da Campanha Salarial de 2023.

Segundo o STPMJ, a proposta dos servidores, aprovada durante assembleia que aconteceu no final do mês março e já enviada ao prefeito, é de 20% de reajuste – índice que inclui a reposição da inflação acumulada desde 2019, que não foi repassada aos salários dos servidores durante a pandemia, além de aumento real.

No entanto, a Prefeitura apresentou uma proposta rebaixada de reajustem 5,6% nos salários e 0% no Vale Alimentação e Vale Refeição que foi rejeitada pelo Sindicato já na mesa de negociação”, disse a presidente do STPMJ, Sueli Cruz.

A categoria também reivindica aumento no Vale Refeição (VR), para R$ 35/dia, e no Vale Alimentação (VA), para R$ 300. “Afinal, a inflação vem corroendo o poder de compra dos trabalhadores, principalmente daqueles com os menores salários. E foram os alimentos que sofreram as maiores altas durante o período”, lembrou Sueli.

No ofício os vereadores requerem que o prefeito Izaias analise a possibilidade de concessão de aumento real acima da inflação, de forma a possibilitar aos servidores o “início de um plano de recuperação das perdas salariais no período da pandemia, além do aumento dos valores dos benefícios do Vale Alimentação e do Vale Refeição, sobretudo para beneficiar servidores com salários menores que enfrentam dificuldades na compra de alimentos com o custo da cesta básica”, citam os parlamentares.

Esperamos que a Prefeitura tenha avaliado bem e não venha com proposta rebaixada, porque não vamos aceitar. A pandemia passou e agora a disposição dos trabalhadores é de luta. Reajuste salarial, já”, concluiu Cruz.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest