[../../../../../d_dinamicas/pag_pqdro_ulr_fxa.htm]


 

PEDRO FARIA RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO



Vereador Marino, Pedro Faria e Júnior Raad

 

Mar 10 - O advogado, ex-vereador constituinte e investigador de Polícia
aposentado, Pedro de Jesus Faria, recebeu nesta quinta-feira da câmara Municipal de Jacareí o "Título de Cidadão Jacareiense".

 

A sessão solene de entrega do título foi presidida pelo vereador Júnior Raad, presidente da Câmara, e contou com a presença de ex-colegas de vereança, autoridades, familiares e convidados em geral.

 

Compuseram a mesa de honra, além do homenageado e do presidente, o vereador Professor Marino, autor do projeto que concede a homenagem, o presidente da OAB local, Carlos Tadeu dos Santos e o diretor do Ciesp de São Paulo, Sebastião Rodrigues.

 

O presidente fez uma saudação ao homenageado ao entregar-lhe o diploma, na qual ressaltou o trabalho de Pedro Faria principalmente como vereador.

 

Também fizeram uso da palavra o diretor do Ciesp de São Paulo, Sebastião Rodrigues, e o vereador Professor Marino.

 

Em seu discurso de agradecimento o Cidadão Jacareiense Pedro de Jesus Faria agradeceu a presença dos amigos e familiares e destacou momentos de sua vida profissional contando que trabalha desde os sete anos de idade e fez a proeza de tornar-se funcionário público aos 13 anos, quando a idade mínima para o cargo é de 18 anos.

 

Foto de Silvio Truyts

 



CURRICULO

Pedro de Jesus Faria é natural de Paraibuna-SP, onde nasceu em 24 de maio do ano de 1940. Seus pais são, José Benedito Faria e Júlia Maria de Faria. Casado com a professora aposentada, Thereza Marinho Faria, é pai de três filhos: Valéria Marinho Faria, Pedro Renato Marinho Faria e a advogada Rosemeire Marinho Faria.

O homenageado tem 5 netos: Mariana, Guilherme, Júlia, Rodrigo e Amanda.
Pedro Faria, como é popularmente conhecido, veio para Jacareí no dia 5 de maio de 1959 – portanto, há 46 anos – em busca de emprego, tendo em vista as dificuldades enfrentadas na zona rural onde residia, na sua cidade natal Paraibuna.

Seu primeiro emprego foi na indústria General Motors do Brasil, instalada em São José dos Campos, empresa na qual permaneceu durante quatro anos. No ano de 1964, ingressou nas fileiras da Guarda Civil de São Paulo, tendo prestado serviços na Capital e na cidade de Santos, litoral Sul.

Em 1970, com a unificação das Polícias “Guarda Civil” e “Força Pública”, passou a integrar a Polícia Civil do Estado de São Paulo, no cargo de Investigador de Polícia, com suas funções na Delegacia desta cidade onde, em 1991, veio a se aposentar.

No ano de 1976, convidado pelo saudoso amigo Capitão Pinheiro, concorreu a uma vaga de Vereador nesta cidade, disputando o pleito pela legenda da ARENA - Aliança Renovadora Nacional, classificando-se em terceiro lugar entre os mais votados.

Como vereador, participou de várias comissões de trabalho, ocupando o cargo de Vice-Presidente do Legislativo. Exerceu a Vereança em três legislaturas: de 1977 à 1982; de 1989 à 1992; e, por fim, na condição de 1º Suplente, veio ocupar a vaga deixada com a morte de Egídio Antonio Coimbra.

Ao cumprir o segundo mandato como Vereador, foi eleito por seus pares para ser o Relator da Lei Orgânica do Município de Jacareí, a “Constituição Municipal”, função em que conseguiu a aprovação de 140 emendas de sua autoria para a referida Lei. Depois dele, o vereador que teve aprovação de maior número de Emendas alcançou o número de 38.


Trabalhos Legislativos

Ainda como Vereador, apresentou centenas de trabalhos de naturezas diversas (Indicações, Requerimentos, Ofícios, Pedidos de Informações, Projetos de Lei etc.), destacando-se dentre outros tantos de relevante interesse para a nossa comunidade, tais como:

A Lei que instituiu as Olimpíadas Industriais de Jacareí (1977);
Lei que proibiu fumar em veículos de transporte coletivo urbano (1982);
Lei que instituía os feriados municipais (1992);
Lei de Ocupação e Uso do Solo;
Lei que obrigava recuo de três metros em todas as construções e nas reformas prediais (1992) – dispositivo legal este que foi revogado pelo então Vereador Carlos Amagai, fazendo com que não mais houvesse o recuo antes tornado obrigatório;
Lei que deu denominação de Estrada Municipal Biagino Chieffi à antiga Estrada do Jaguari;
Lei que dispõe sobre limpeza pública, denominada “Lixo no lixo” (1990);
Lei que criava o “passe integração”, com desconto de 30% para estudantes e trabalhadores;
Lei que deu validade aos passes fornecidos pela Viação Jacareí e Jacareí Transporte Urbano, passando de 30 (trinta) dias para 3 meses;
Lei que declarou de utilidade pública a UIPA - União Internacional Protetora dos Animais;
Lei que estendeu os nomes das ruas do Jardim Santa Maria;
Lei que criou o Monumento à Bíblia, constituído no Parque Brasil, posteriormente removido para a Avenida Conselheiro Antonio Prado (1981);
Lei que instituiu o Monumento a Cristo Redentor, edificado no bairro da Cidade Jardim.
Em 1992, a pedido do Padre José Vieira Pinto, ajuizou Ação pertinente visando à liberação de um terreno pela Prefeitura Municipal, para a construção da Igreja do Jardim Santa Maria, o que, além de se tratar de uma vitória pessoal, já que se tratava de uma das primeiras causas de Pedro Faria como Advogado, constituiu-se, sem sombra de dúvidas, num benefício proporcionado para toda a comunidade católica local.

Ressalte-se que, nos dois primeiros mandatos exercido pelo Vereador Pedro Faria, foram apresentados 684 (seiscentas e oitenta e quatro) Indicações; 65 (sessenta e cinco) Requerimentos; 172 (cento e setenta e dois) Ofícios; 48 (quarenta e oito) Pedidos de Informações e inúmeros Projetos de Lei.
Através de Requerimentos aos órgãos competentes, Pedro Faria conseguiu a iluminação do trecho da Rodovia Presidente Dutra conhecido por “Retão da Morte”, devido ao grande número de acidentes que ali ocorria. Com a iluminação, as ocorrências diminuíram em 70% (setenta por cento).
Solicitou, ainda, a construção da Passarela do Parque Meia Lua, o acesso lateral na saída para São José dos Campos e também a reabertura das passagens existentes sob a linha férrea, visto que a ferrovia já estava desativada há mais de 10 (dez) anos.

Formação e atividades desenvolvidas
Ao vir para Jacareí em 1959, Pedro Faria possuía apenas a 4ª série do ensino primário.
Nesta cidade, retomou seus estudos em período noturno, sendo que no chamado preparatório para o Ginásio teve como colega de classe o atual Diretor desta Câmara, Wanderlei Benedicto Ramos.

Cursou o Ginasial e o Colegial e, no ano de 1970, ingressou na Faculdade de Direito de São José dos Campos, colando grau em 1975.

Pedro é Pós-Graduado em Direito Público e Direito Penal, sendo ainda Diplomando pela Escola Superior de Guerra.

Fez, ao longo de sua carreira, dezenas de outros cursos, obtendo diplomas e certificados.
Merece destaque o fato de, logo em seu primeiro mandato de Vereador, ter sido agraciado com medalha e Diploma de Mérito Cívico pelos relevantes serviços prestados à comunidade jacareiense.

Pedro Faria é sócio-fundador do JAC - Jacareí Atlético Clube, ocupando atualmente o cargo de Conselheiro/Diretor no grêmio.

Pertenceu à mesa administrativa da Santa Casa de Misericórdia de Jacareí nos anos de 1988 à 1996, figurando na entidade até hoje como irmão e colaborador.

Foi sócio do Trianon Clube de Jacareí por quase 30 (trinta) anos, tendo sido eleito Conselheiro da associação nos anos de 1986 à 1990.

Na condição de advogado, exerce sua profissão nesta cidade desde 1992, após sua aposentadoria na Polícia Civil.

Já foi convidado a participar de todos os Clubes de Serviço do Município, não podendo aceitar aos honrosos convites por absoluta falta de tempo.