[../../../../../d_dinamicas/pag_pqdro_ulr_fxa.htm]

 

NOTÍCIAS

CHINESES VISITAM JACAREÍ
PARA TROCA DE INFORMAÇÕES


1 - Cristina, a interprete, traduz as informações
solicitadas pelos vereadores

Fevereiro, 27 - Uma comitiva de seis pessoas da cidade Guyuan e Wuzhong, na província de Ningxia Hui - China - visitou a Câmara de Jacareí nesta segunda-feira.

O aviso da chegada, na quinta-feira à noite, pegou de surpresa a maioria dos vereadores que haviam marcado viagem para os feriados do carnaval. Quatro representaram a Casa: Diobel Fernandes, vice-presidente, José Antero, 1º secretário, Benedito Maria e Maria Correia (foto 4).

Os visitantes chegaram às 15 horas e durante todo o tempo da visita houve perguntas de ambos os lados, curiosos de saber como funcionam os legislativos municipais da China e do Brasil.

Dos seis representantes, dois eram deputados provinciais - que correspondem ao nosso deputado estadual - e os demais representantes do conselho municipal, mais ou menos como nossos vereadores.

As perguntas foram de todo o tipo, tais como, quanto ganha um deputado lá na China, como é o sistema de escolha dos representantes etc. José Antero quis saber sobre o sistema de saúde e ficou sabendo que lá não existe nada semelhante ao SUS. "Todos possuem seguros de saúde privados", informou o deputado Liu Tiangui, secretário-geral do Congresso Popular da Região Autônoma de Ningxia.

A uma pergunta de Diobel Fernandes, teve-se a informação de que a China tem 37 províncias e que a grande população concentra-se mais em alguns pontos. A província de Ningxia, ao contrário, tem 6 milhões de habitantes, ou seja, um estado com população menor que a cidade de São Paulo.

Para Maria Correia foi informado que cada casal nas grandes cidades pode ter apenas um filho. Nas cidades menores é permitido mais de um, mas sempre um número determinado pelo governo. Também foi dito que o Estado protege filhos de casais muito pobres e que não possam sustentá-los.

Benedito Maria quis saber se um não-chinês casando-se com uma chinesa, ou uma mulher não-chinesa casando-se com um chinês pode ficar no país, como acontece, por exemplo, em países da Europa e Estados Unidos. A resposta foi negativa. Permanência na China só com autorização oficial, em qualquer hipótese.

Os visitantes distribuíram lembranças típicas da região. À Câmara foi entregue um aromatizador de ambientes em forma de dragão. Foram os seguintes os visitantes chineses:


3 - A recepção da comitiva no plenário

IMPRENSA:
Clique a seguir para baixar as fotos em alta resolução:
Foto da homepage
Foto 1 (desta página)
Foto 2

Foto 3
Foto 4
Foto 5

(Aberta a página da foto, clique com o lado direito do mouse e aponte para "salvar imagem como" e indique a pasta de destino)

 
 4 - Recepção no gabinete da Presidência da Câmarai
 


5 - A foto de despedida da comissão de Ningxia

Nome

Cargo

1 Sr. Liu Tiangui

Secretary-General of People’s Congress of Ningxia Hui Autonomous Region

2 Sr. Ma Xiaoguang

Director of Finance and Economic Commission of People’s Congress, Ningxia Hui Autonomous Region

3 Sr. Ma Yaozong

Secretary-General of People’s Congress of Wuzhong City, Ningxia Hui Autonomous Region

4 Sr. Luo Jingxi

Secretary-General of People’s Congress of Guyuan City, Ningxia Hui Autonomous Region

5 Sr. Ji Juncheng

Section Chief of General Office of People’s Congress, Ningxia Hui Autonomous Region

6 Sr. Zhang Tao

Interpreter of Ningxia Foreign Affairs Translator Centre

Interesse por Jacareí

Uma troca de correspondência, por iniciativa da Associação de Intercâmbio Cultural Brasil-China, oficializou a visita da terceira comitiva chinesa a Jacareí.

A abertura da China para livre comércio com o mundo capitalista fez com que autoridades se interessassem por cidades brasileiras que se assemelham às da China, para troca de informações, uma vez que aquele país produz artigos de consumo concorrentes com o de todo o mundo.

O contato e intermediação para a viagem são feitos pela Associação. Toda despesa da viagem corre por conta do governo chinês.

Fotos: Sílvio Truyts



 
Imagens de Guyuan, em Ningxia

 

PROVINCIA DE NINGXIA
Região Autonôma Hui de Ningxia

Ningxi, no vale do curso médio do Huanghe, no noroeste da China, onde a etnia hui viveram por longos anos aglomerados em comunidades compactas, foi estabelecida como região autônoma em 1958.

Tem uma população superior a 5 milhões de habitantes, de que cerca de 1,5 milhões são hui, e os restantes manchus, mongóis, tibetanos e han.

Topografia - Ningxia pode dividir-se em duas seções geográficas de acordo com as características do seu terreno. A seção sul, geralmente com elevações na ordem dos 2000 metros, faz parte do Planalto do Loess com cadeias como a Liupan e outras como parte principal.

A seção norte é a Planície de Ningxia, ou Planície de Yinchuan, formada pelos depósitos de aluvião do Huanghe. Com este rio a atravessá-la, a Planície de Ningxia é a principal área agrícola da região autônoma.

Clima - Ningxia tem um clima marcadamente continental. Tem uma temperatura média anual na ordem dos 5º a  -9ºC. e uma precipitação média anual de 200-700 mm.

Indústria - As reservas minerais em Ningxia são de carvão, petróleo, fósforo, calcário e gesso. O carvão encontra-se em muita quantidade e variedade, sobretudo em Shijushan e Pingluo. A indústria moderna era praticamente inexistente em Ningxia antes de 1949. Agora conta numerosas empresas industriais.

Agricultura - Ningxia tem 13,47 milhões de mu de terra agrícola, sobretudo na Planície de Ningxia, ao longo do Huanghe, onde crescem o arroz, trigo, milho painço e sementes de linho.

O projeto de Conservação de Águas de Qingtongxia, construído no Huanghe em 1967, é um projeto de grandes dimensões e multifuncional, tanto para a irrigação como para a produção de energia e prevenção de cheias.

Ningxia tem vastas áreas de terras de pastagens, com condições propicias para a pecuária. Os carneiros argali são nacional e internacionalmente conhecidos pela qualidade da sua lã. Entre outros produtos típicos locais contam-se o facai, um tipo de musgo comestível (Nostoc commune var, flagelliforme), um tipo de bagas, raiz de alcaçuz e ephedra.

Transporte - Ningxia é servida pela Linha Férrea Baotou-Lanzhou. As auto-estradas, irradiam de Yinchuan e ligam distritos, cidades e regiões mineiras e industriais. O Huanghe é navegável nesta região.

Divisões Administrativas & Principais Cidades - Ningxia compreende 2 cidades autônomas com administração regional: Yinchuan e Shijushan; 2 regiões administrativas: Yinnan e Guyuan; e 16 distritos.

Yinchuan, a capital de região autônoma, a este do Huanghe, no centro da Planície de Yinchuan, era uma famosa cidade ao longo da Grande Muralha na China antiga. Tem uma área de 4487 quilômetros quadrados e uma população de 646.000. É o centro econômico, político, cultural e de comunicações da região e será em breve uma nova cidade industrial do noroeste chinês.

Shijushan, é uma cidade industrial do norte de Ningxia, rica em carvão, e de há longos anos uma das cidades mercado para os produtos agrícolas e animais da Mongólia Interior e Ningxia.

Entre as excursões que se pode realizar a partir de Yinchuam, a mais procurada é a visita à Grande Muralha e aos Túmulos dos Rei de Xia do Oeste, situadas na ladeira da montanha Helan. O reino de Xia foi saqueado pelas tropas de Gengis Kham pelo que sabe-se pouco da sua origem.

Fonte: A Geografia Chinesa