NOTÍCIAS
CHINESES VISITAM JACAREÍ
Fevereiro, 27
-
Uma comitiva de seis pessoas
da cidade Guyuan e Wuzhong, na O aviso da chegada, na quinta-feira à noite, pegou de surpresa a maioria dos vereadores que haviam marcado viagem para os feriados do carnaval. Quatro representaram a Casa: Diobel Fernandes, vice-presidente, José Antero, 1º secretário, Benedito Maria e Maria Correia (foto 4). Os visitantes chegaram às 15 horas e durante todo o tempo da visita houve perguntas de ambos os lados, curiosos de saber como funcionam os legislativos municipais da China e do Brasil. Dos seis representantes, dois eram deputados provinciais - que correspondem ao nosso deputado estadual - e os demais representantes do conselho municipal, mais ou menos como nossos vereadores. As perguntas foram de todo o tipo, tais como, quanto ganha um deputado lá na China, como é o sistema de escolha dos representantes etc. José Antero quis saber sobre o sistema de saúde e ficou sabendo que lá não existe nada semelhante ao SUS. "Todos possuem seguros de saúde privados", informou o deputado Liu Tiangui, secretário-geral do Congresso Popular da Região Autônoma de Ningxia. A uma pergunta de Diobel Fernandes, teve-se a informação de que a China tem 37 províncias e que a grande população concentra-se mais em alguns pontos. A província de Ningxia, ao contrário, tem 6 milhões de habitantes, ou seja, um estado com população menor que a cidade de São Paulo. Para Maria Correia foi informado que cada casal nas grandes cidades pode ter apenas um filho. Nas cidades menores é permitido mais de um, mas sempre um número determinado pelo governo. Também foi dito que o Estado protege filhos de casais muito pobres e que não possam sustentá-los. Benedito Maria quis saber se um não-chinês casando-se com uma chinesa, ou uma mulher não-chinesa casando-se com um chinês pode ficar no país, como acontece, por exemplo, em países da Europa e Estados Unidos. A resposta foi negativa. Permanência na China só com autorização oficial, em qualquer hipótese. Os visitantes distribuíram lembranças típicas da região. À Câmara foi entregue um aromatizador de ambientes em forma de dragão. Foram os seguintes os visitantes chineses:
Interesse por Jacareí Uma troca de correspondência, por iniciativa da Associação de Intercâmbio Cultural Brasil-China, oficializou a visita da terceira comitiva chinesa a Jacareí. A abertura da China para livre comércio com o mundo capitalista fez com que autoridades se interessassem por cidades brasileiras que se assemelham às da China, para troca de informações, uma vez que aquele país produz artigos de consumo concorrentes com o de todo o mundo. O contato e intermediação para a viagem são feitos pela Associação. Toda despesa da viagem corre por conta do governo chinês. Fotos: Sílvio Truyts
PROVINCIA DE NINGXIA
Tem uma população superior a
5 milhões de habitantes, de que cerca de 1,5 milhões são hui, e os
restantes manchus, mongóis, tibetanos e han.
A seção norte é a
Planície de Ningxia, ou Planície de Yinchuan, formada pelos depósitos de
aluvião do Huanghe. Com este rio a atravessá-la, a Planície de Ningxia é
a principal área agrícola da região autônoma. O projeto de Conservação de Águas de Qingtongxia, construído no Huanghe em 1967, é um projeto de grandes dimensões e multifuncional, tanto para a irrigação como para a produção de energia e prevenção de cheias.
Ningxia tem vastas áreas
de terras de pastagens, com condições propicias para a pecuária. Os
carneiros argali são nacional e internacionalmente conhecidos pela
qualidade da sua lã. Entre outros produtos típicos locais contam-se o
facai, um tipo de musgo comestível (Nostoc commune var, flagelliforme),
um tipo de bagas, raiz de alcaçuz e ephedra. |