SALA DA IMPRENSA
Acesso exclusivo pela


RÁDIO8FM

MATERIAL DISPONÍVEL:

 

TEXTOS


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 

09/04/2008

CÂMARA MUNICIPAL DE JACAREÍ REALIZA SEGUNDA SESSÃO ITINERANTE

A Câmara Municipal de Jacareí realizou nesta terça-feira, dia 08, às 19 horas, a segunda sessão itinerante na Escola Estadual “Dr. João Victor Lamanna”, no bairro Jardim Panorama. A iniciativa foi da vereadora Rose Gaspar (PT).

 

Os vereadores aproveitaram a oportunidade para apresentar seus trabalhos e contar sobre os procedimentos de uma sessão ordinária.

 

Durante a sessão, os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei, de autoria do prefeito Marco Aurélio de Souza (PT), alterou as leis municipais que autorizam o Executivo a passar subvenção às entidades sociais do município.

 

Outro projeto do prefeito Marco Aurélio aprovado pelos vereadores foi o veto total à lei nº 5167/2008 que determina penalidades aos estabelecimentos comerciais que venderem ou servirem bebidas a crianças e adolescentes em Jacareí. A lei, aprovada em fevereiro deste ano, é de autoria do vereador Laudelino Amorim (PT).

FOTOS (Graziela Marques/CMJ): Foto 1, Foto 2 e Foto 3

 

RAAD PEDE FISCALIZAÇÃO DAS FONTES LUMINOSAS DA CIDADE

O vereador Júnior Raad (PSDB), preocupado com a epidemia da dengue no Rio de Janeiro, solicitou ao governo municipal que a Vigilância Sanitária fiscalize e tome providências com relação às fontes luminosas do Fórum e da praça Conde Frontin.

 

Júnior conta que tem recebido muitas reclamações dos munícipes preocupados com a água parada das fontes do Fórum e da praça Conde Frontin. “Inclusive, estou pedindo que a Vigilância faça a coleta de água nestes locais para analise”, informa o tucano.

 

Outra preocupação do vereador são as poças de águas acumuladas nos bairros. Ele cita como exemplo, o acumulo de água na avenida Amaury Teixeira Vasques, no Jardim Emília, próximo a uma empresa. “No local o escoamento praticamente não existe e com as chuvas formou-se um lago”, conta.

 

Ele lembra ainda que os córregos que cortam a cidade também precisam de uma atenção especial. “Não queremos que aconteça na nossa cidade o que vem ocorrendo no Estado do Rio de Janeiro. É preciso prevenir a proliferação da dengue em Jacareí”, finaliza.

SEM FOTO

 

08/04/2008

JOSÉ ANTERO RECEBE PROMOTOR DE JUSTIÇA NA CÂMARA E DISCUTE MELHORIAS PARA SAÚDE PÚBLICA EM JACAREÍ

O vereador José Antero (DEM) se reuniu na manhã de terça-feira, dia 8, com o promotor da Cidadania e do Consumidor, José Luiz Bednarski, para discutir melhorias na área da saúde pública em Jacareí.

 

De acordo com Bednarski, o MP (Ministério Público) vai ter um novo modelo de atuação para diminuir os conflitos da saúde no município.

 

Bednarski esteve no Legislativo para apresentar as novas propostas e compartilhar idéias com o vereador José Antero, que sempre esteve à frente das lutas por melhorias da saúde na cidade.  “O vereador José Antero é uma das pessoas que dei prioridade porque ele vivencia diariamente o problema da saúde em Jacareí no atendimento aos munícipes”, disse o promotor.

 

José Antero disse que está muito feliz com o retorno de Bednarski a Jacareí. O promotor permaneceu durante 14 meses na assessoria da Procuradoria Geral de Justiça. “Sempre contei com apoio do promotor que atua em nossa cidade há oito anos com muita competência e honestidade. Através de seu trabalho, o promotor sempre fez valer o direito do cidadão”.

 

Parceria - Segundo Bednarski, o MP fez uma parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para atendimento de casos individuais. O objetivo é implantar um modelo de atendimento extra-judicial para casos de pessoas que necessitam de cirurgias e medicamentos.

 

Bednarski convidou José Antero para integrar uma comissão que vai a São Paulo na Defensoria Pública e na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para conhecer a parceria feita entre os dois órgãos na área de saúde pública. “A finalidade é implantar um sistema alternativo às pessoas que não têm atendimento adequado, além de evitar o acesso desnecessário do munícipe à Justiça”.

 

Com isso, o MP vai ter mais tempo de averiguar a política da saúde em Jacareí.

 

Bednarski disse que o número de processos judiciais movidos por pacientes na tentativa de conseguir medicamentos e cirurgias é muito grande, no entanto os problemas na área da saúde pública continuam. Para o promotor, é necessário priorizar uma melhoria do sistema de saúde.

 

O vereador José Antero também foi convidado para a palestra “Direitos dos Usuários do SUS”, que será ministrada pelo médico João Primo Belini. A palestra ainda não tem data e local definidos.

FOTOS (Graziela Marques/CMJ): Foto 1 e Foto 2

 

SEGURANÇA NO TREVO DO KM 161 DA DUTRA PREOCUPA VEREADOR

O vereador Laudelino Amorim (PT) esteve nesta segunda-feira, dia 07, reunido com representantes da segurança da empresa Cognis para encontrar soluções de segurança no trevo do Km 161 que da acesso à Dutra.

 

Com a interdição do Km 158 da rodovia Dutra, principal acesso de entrada da rodovia para Jacareí, o trafego foi transferido para o trevo da Cognis. O local não tem nenhum tipo de sinalização e está esburacado.

 

Segundo o vereador, o aumento do trafego no trevo preocupa os representantes da indústria que temem acidentes graves no local. Ele afirma que além da falta de sinalização e dos buracos, o trevo possui trafego intenso de caminhões pesados e veículos que usam o local para acessar a marginal que dá acesso ao distrito do Parque Meia Lua e ao bairro Santa Maria e região. “Na época em que fui funcionário da empresa o trafego já era grande e agora deve dobrar”, conta.

 

Laudelino informa que enviará, nesta quarta-feira, dia 9, requerimento à NovaDutra solicitando providências para evitar possíveis acidentes. “Quero saber se a empresa já tomou ou vai tomar alguma providência. O problema é sério e o risco de acidentes é iminente”, alerta o vereador.

SEM FOTO

 

DIOBEL QUER FISCALIZAÇÃO DAS GARRAFAS QUE CHEGAM DO RIO DE JANEIRO

O vereador Diobel da Didol’s (PSDB) enviou nesta terça-feira, dia 08, oficio ao prefeito Marco Aurélio de Souza (PT) solicitando providências da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária em relação à fiscalização das carretas que trazem garrafas vazias para as cervejarias Ambev e Femsa.

 

A finalidade, segundo o vereador, é colaborar com a eliminação de possíveis larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, que vem de outras cidades, principalmente do Rio de Janeiro.

 

Diobel diz que “é necessário fiscalizar as carretas que chegam a Jacareí, pois é comum a existência de resto de líquidos nos vasilhames, podendo constituir-se em foco da dengue”.

SEM FOTO

 

07/04/2008

CÂMARA MUNICIPAL DE JACAREÍ REALIZA SESSÃO ITINERANTE

A Câmara Municipal de Jacareí realiza nesta terça-feira, dia 08, às 19 horas, a segunda sessão itinerante. O local escolhido desta vez foi a Escola Estadual “Dr. João Victor Lamanna”, no bairro Jardim Panorama.

 

A primeira sessão itinerante foi realizada no dia 18 de dezembro do ano passado, na Escola Estadual Cidade Salvador II, no bairro Jardim Santa Marina. O evento foi criado pela vereadora Rose Gaspar (PT) e aprovado pelos vereadores em abril de 2007.

 

Na sessão desta terça, os vereadores votarão um projeto de lei e um veto total, ambos de autoria do prefeito Marco Aurélio de Souza (PT). A primeira votação será do projeto de lei que altera a autorização a subvenção às entidades sociais do município.

 

Outro projeto, é o veto total à lei nº 5167/2008 que determina penalidades aos estabelecimentos comerciais que venderem ou servirem bebidas a crianças e adolescentes em Jacareí. A lei, aprovada em fevereiro deste ano, é de autoria do vereador Laudelino Amorim (PT).

SEM FOTO

 

02/04/2008

CÂMARA MUNCIPAL DE JACAREÍ VOTA VETO DO PREFEITO MARCO AURÉLIO

A Câmara Municipal de Jacareí votou na sessão desta terça-feira, dia 1º, cinco projetos de lei. Entre eles, o veto total do prefeito Marco Aurélio de Souza (PT) à lei nº 5152/2008 que determina a distribuição de material informativo sobre a prevenção da Aids e das doenças sexualmente transmissíveis pelos hotéis e motéis em Jacareí. A lei, de autoria do vereador Genésio Rodrigues (PTB), recebeu 11 votos favoráveis.

 

De acordo com a justificativa do prefeito, a lei aprovada pelos vereadores no dia 7 de fevereiro deste ano, é inconstitucional, pois “interfere no gerenciamento da economia privada”. Para ser aprovado o veto do prefeito é necessário o voto da maioria absoluta dos vereadores.

 

O vereador Genésio, autor da lei, disse que votou favorável ao veto depois de conseguir um acordo com o Executivo que se propôs a enviar para a Câmara um projeto semelhante ao apresentado por ele.

 

Os vereadores aprovaram projeto de lei de autoria do vereador Ernesto de Jesus (PPS) que cria, no município, a semana de conscientização contra os males do álcool, do fumo e das drogas. A Câmara aprovou projeto de lei do vereador Júnior Raad (PSDB) que nomeia a rua Prof° Tarcísio Francisco Barbosa, no bairro Jardim Santa Marina.

 

O vereador Laudelino Amorim (PT) conseguiu aprovar seu projeto de lei que nomeou a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Cidade Salvador. A unidade de saúde passa a se chamar UBS Papa João Paulo II.

 

A Câmara aprovou ainda projeto de lei de autoria da mesa diretora que alterou o quadro dos funcionários efetivos. Foram extintos cargos e alterado a denominação de outros, além de outras providências.

 

Retorno – A sessão desta terça-feira marcou o retorno do vereador Adriano da Ótica (PPS), licenciado da Casa Legislativa para assumir a pasta da Secretaria do Governo no ano passado. Na próxima semana, quando será realizada a primeira sessão itinerante, o vereador assume a liderança do partido na Câmara Municipal.

FOTO (Graziela Marques/CMJ)

 

VEREADOR EXIGE LOCAL DE VOTAÇÃO ADEQUADO PARA PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS

O vereador Ernesto de Jesus (PPS) enviou nesta quarta-feira, dia 2, requerimento ao juiz da 62ª Zona Eleitoral, Otávio Tioiti Tokuda, e da 396ª Zona Eleitoral, Marcelo de Moraes Sabbag, solicitando adequação dos locais de votação em Jacareí para as pessoas portadoras de necessidades especiais.

 

Ernesto informa que a solicitação partiu após reunião com as associações de entidades de portadores de necessidades especiais. “No encontro, eles disseram que encontram muita dificuldade de locomoção e acesso às seções de votação no dia de eleição”, conta.

 

O vereador afirma que a medida visa cumprir o decreto federal nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, que regulamentam as leis nº 10.048/2000 e 10.098/2000, que priorizam o atendimento e estabelece normas gerais para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

SEM FOTO

 

UBS PAPA JOÃO PAULO II SERÁ REINAUGURADA NO DIA 18 DE ABRIL

A Câmara Municipal de Jacareí aprovou na terça-feira, dia 1º de abril, projeto de lei que dá à UBS (Unidade Básica de Saúde) do Cidade Salvador o nome do Papa João Paulo II. A propositura de autoria do vereador Laudelino Amorim (PT) recebeu 11 votos favoráveis.

 

 A UBS Papa João Paulo II será reinaugurada no dia 18 de abril como parte das comemorações do aniversário de Jacareí.

 

Laudelino disse que além de receber um nome de uma pessoa admirada em todo o mundo por suas boas ações, a UBS também vai inaugurar no dia 18 o atendimento de livre demanda.

 

O horário de funcionamento será ampliado das 7 às 19h, de segunda a sexta-feira, possibilitando assim o atendimento à comunidade que mora na região da Rodovia Nilo Máximo como os bairros Colônia e Jardim Paraíso. Hoje a UBS atende pacientes dos bairros Cidade Salvador, Santa Marina, Parque dos Príncipes, Jardim Real, Pitoresco. São cerca de 1,2 mil atendimentos por mês. 

 

O objetivo é diminuir a demanda na Santa Casa. Para Laudelino, o nome de peso e a ampliação do horário da UBS vão elevar a auto-estima da população. Na UBS Papa João Paulo II também haverá várias atividades como palestras sobre qualidade de vida.

 

Segundo Laudelino, o objetivo do projeto é homenagear todos que lutaram pela melhoria da unidade e ao papa que morreu em abril de 2005. De acordo com Laudelino, o excelente trabalho realizado pela comunidade do Cidade Salvador, pelo Conselho Gestor de Saúde, pela Sociedade Amigos de Bairro e por outras entidades em prol da UBS se assemelha com o papado de João Paulo II que foi marcado pelo diálogo entre as religiões, o ecumenismo e pela cultura da paz.

 

Laudelino lembra que João Paulo II foi o primeiro sumo pontífice a visitar o Muro das lamentações, em Jerusalém, onde pediu perdão pelos erros e crimes cometidos pelos filhos da igreja no passado.

 

Foi o primeiro a pregar numa sinagoga em Damasco, na Síria e a promover jornadas ecumênicas de reflexão pela paz em Assis. O papa também fez a primeira visita à Grécia desde a separação das igrejas católica e ortodoxa no cisma de 1054.

 

Satisfação – Laudelino, que continua com seus trabalhos na igreja católica, está muito feliz por essa conquista. “É uma oportunidade para mostrar à população que é possível construir uma região diferente sendo o Laudelino de sempre”. Para ele, a melhor forma do político estar presente na vida da comunidade é com o seu trabalho”, concluiu o vereador.

FOTO (Graziela Marques/CMJ)


 

 

FOTOS E OUTROS

ARQUIVO DE TEXTOS

ARQUIVO DE  FOTOS

AUDIO-RELEASES

 


 

ARQUIVO PARA CONSULTAS

Ordem do dia

Discursos

Sessões de camara

Processos em tramitação

Legislação
(Inclui Leis em geral, com destaque para Regimento Interno,
Lei Orgânica, Lei de uso do solo e outras)

Vereadores
(Perfil, telefones e e-mails dos vereadores)

Regulamento do Selo Empresa Cidadã