PROJETO DE LEI Nº / 2013

 

Declara de utilidade pública o “INSTITUTO DE ARTE E CULTURA MAESTRO MAURO MESSIAS

  

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE JACAREÍ, USANDO DAS ATRIBUIÇÕES QUE LHE SÃO CONFERIDAS POR LEI, FAZ SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E ELE SANCIONA E PROMULGA A SEGUINTE LEI:

 

Art. 1º  Fica declarada de utilidade pública a entidade INSTITUTO DE ARTE E CULTURA MAESTRO MAURO MESSIAS”, sociedade civil,  sem fins lucrativos, criada para promover o fomento da cultura, educação e social e registrada no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas da Comarca de Jacareí-SP em 28 de março de 2012, sob o n° 055484, com sede nesta cidade na Rua Florenza, nº 83, Parque Itamarati, Cep 12.307.390.

 

Art. 2º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação. 

Art. 3º  Revogam-se as disposições em contrário.

 .

Câmara Municipal de Jacareí, 29 de novembro de 2013

 

 

EDINHO GUEDES

Vereador – PMDB

Presidente

 

 

 

AUTOR: VEREADOR EDINHO GUEDES

 

JUSTIFICATIVA

 

 

Projeto Arte e profissão Educando pelos caminhos da musica.

 

 Como já é do conhecimento de todos jacareienses que a Prefeitura Municipal de Jacareí, através da Secretaria Municipal de Educação presta um excelente trabalho as crianças, adolescente e jovem através da arte musical, projeto este que teve inicio em 1979 na então Escola Municipal Profº Tito Máximo com a criação da Fanfarra Municipal de Jacareí que ostentava o mesmo nome da escola, com o grande sucesso da fanfarra na época a mesma foi transferida para o departamento de cultura recebendo o advento da lei municipal nº 207|82 e sendo transformada em Fanfarra Municipal de Jacareí (FAMUJA) que até os dias de hoje é reconhecida como a fanfarra modelo para todo o Brasil atendendo centenas de jovens neste período.

               

 No final da década de 1990 o Maestro Mauro Messias entendeu que seria necessário avançar ainda mais na profissionalização dos jovens de nosso Município e elaborou um novo projeto para elevar a categoria de Banda Marcial para Banda Sinfônica e em 26 de fevereiro de 1998 foi criada a Banda Sinfônica Municipal Jovem de Jacareí sob a lei nº 4061. Criando então os cursos de Flauta Transversal, Oboé, Clarinete Bb, Clarinete Alto Eb, ClaroneBb, Sax Alto, Sax Tenor e Sax Barítono.

 

   Contando inclusive com emenda de apoio do Sr º Marco Aurélio de Souza vereador da época e deputado estadual hoje, contudo o referido projeto passou por varias dificuldades na sua formação tendo em vista que neste período a Prefeitura passava por momentos difíceis em razão da falta de recursos, foram realizadas algumas tentativas para desenvolver a banda mas sem sucesso, foi um período desgastante, com muita interferência de pessoas não ligadas a área da musica.

 

 

 

Em 2001 com a posse do Srº Prefeito Marco Aurélio de Souza o Maestro Mauro Messias desenvolveu um novo projeto cujo objetivo seria o resgate da banda sinfônica e a criação da Orquestra sinfônica Jovem de Jacareí. Projeto este que obteve imediata aprovação com a criação de vários cursos de musica como: Curso livre de musica Popular Brasileira.

 

  Com um atendimento em media de 300 a 400 alunos por semestre. A inclusão social através da música foi fantástica.

 

No início de 2009 o projeto foi transferido para o centro educacional Educamais Paraíso no qual se fortalece ainda mais aumentando o atendimento com horários pela manhã, tarde e noite, sendo inclusive realizada alteração da lei que permitiu a oficialização da Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí.

 

Período este em que a Orquestra recebeu grande destaque e elogio na opinião publica, transformando-se em referência nacional, sendo procurados por inúmeros jovens músicos de outros municípios os quais querem conhecer o projeto e participar da Orquestra Jovem.

 

Nesta época inclusive a Orquestra Jovem recebeu um convite para uma turnê na Alemanha para realizar 05 (cinco) concertos em cidades daquele país, convite este que não foi possível aceitar em razão da falta de recursos.

 

Nestes últimos 04 (quatro) anos sem sombra de dúvidas considero os anos da magia evolutiva tivemos o nosso trabalho reconhecido, contamos com o apoio de nosso Prefeito, nosso Secretário de Educação, Secretário Adjunto, Fundação Cultural e Câmara Municipal.

 

Neste sentido o Instituto de Arte e Cultura buscam a valorização e a modernização da arte musical decantada em nosso município, com o objetivo de transformar Jacareí num pólo de formação e profissionalização desta arte.

 

Com tanta imagem negativa de nossos jovens na imprensa falada, escrita e televisada e chegando o momento do cidadão jacariense vivenciar uma nova era na formação de nossos jovens que estarão se educando pelos caminhos da musica.

 

 

Câmara Municipal de Jacareí, 29 de novembro de 2013

 

 

 

 

 

 

EDINHO GUEDES

Vereador - PMDB

Presidente