PROJETO DE LEI

Institui o Dia Municipal da Cultura Viva de Jacareí.

 

 

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE JACAREÍ, USANDO DAS ATRIBUIÇÕES QUE LHE SÃO CONFERIDAS POR LEI, FAZ SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E ELE SANCIONA E PROMULGA A SEGUINTE LEI:

 

 

Artigo 1º  Fica instituído e incluído no calendário oficial jacareiense o Dia Municipal da Cultura Viva de Jacareí, destinado a homenagear os mestres da expressão popular, a ser comemorado anualmente no segundo domingo do mês de janeiro, em conjunto com o Dia Municipal da Folia de Reis, que é uma cultura que resgata a nossa gente e a nossa história.

 

Artigo 2º  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

Câmara Municipal de Jacareí, 25 de fevereiro de 2013.

 

 

 

ITAMAR ALVES

Vereador – PDT

 

 

 

AUTOR: VEREADOR ITAMAR ALVES

Projeto de Lei - Institui o Dia Municipal da Cultura Viva de Jacareí. – Folha 2

 

 

                                                           J U S T I F I C A T I V A

 

 

                                                           A presente propositura em como finalidade reconhecer os valores de nossas raízes, homenagear pessoas que trazem em suas memórias o saber e o fazer que são repassados de geração em geração e se mantêm vivos em nossos tempos de modernidade, trazendo-nos o embrião do conhecimento. Queremos, pois, homenagear os mestres de nossa cultura viva, da arte das plantas medicinais à técnica de tecer cipós e bambus, passando pelo ritmo e rima do repentista alimentado pelo puro som da viola caipira e percorrendo os ritmos próprios da benzedeira abençoada por Deus. Esses exemplos de riqueza, que ajudam a moldar nossas tradições, são feitos por pessoas que engrandecem o Município, merecendo assim o devido reconhecimento.

                                                           Assim sendo, esperamos contar com o apoio dos nobres pares para a aprovação deste projeto de lei e, agradecendo antecipadamente sua atenção, subscrevemos.

 

 

Câmara Municipal de Jacareí, 25 de fevereiro de 2013.

 

 

 

ITAMAR ALVES

Vereador – PDT