PROJETO DE LEI

Dispõe sobre denominação da Rua Sacaguti Nobor.

 

 

 

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE JACAREÍ, USANDO DAS ATRIBUIÇÕES QUE LHE SÃO CONFERIDAS POR LEI, FAZ SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E ELE SANCIONA E PROMULGA A SEGUINTE LEI:

 

 

 

Art. 1º       Fica denominada RUA SACAGUTI NOBOR a atual Rua Dezenove, localizada no Residencial Fogaça, Bairro Itapeva, e identificada pelo código 15921.

 

Art. 2º       Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

CÂMARA MUNICIPAL DE JACAREÍ, 31 DE JANEIRO DE 2013.

 

 

 

EDGARD SASAKI

Vereador - DEM

 

 

 

 

 

AUTOR: VEREADOR EDGARD SASAKI

Projeto de Lei - Dispõe sobre denominação da Rua Sacaguti Nobor. – Folha 2

 

 

JUSTIFICATIVA

 

SACAGUTI NOBOR nasceu em 17 de outubro de 1933 em Getulina, no Estado de São Paulo, e faleceu em 24 de junho de 2005 em Jacareí, sendo filho de Jinzo Sakaguti e Tsutae Sakaguti. Casou-se com Mie Sacaguti em 17 de outubro de 1963, com a qual teve três filhos: Alberto Minoru Sacaguti, André Koji Sacaguti e Dirce Akemi Sacaguti. Completou o 1° Grau no Colégio Arquidiocesano de Lins, Estado de São Paulo.

Filho mais velho de imigrantes japoneses, iniciou o trabalho agrícola com apenas 11 anos, ajudando o pai a criar seus nove irmãos mais novos. Com 13 anos, no ano de 1946, saiu da cidade natal, juntamente com toda a família, em busca de novos horizontes, arrendando terras em Tremembé, depois em Tapirai (1950), passando por Campo Limpo (1951), até chegar em Jacareí em 1957.

Em Jacareí, estabeleceu-se em um sitio no Bairro Santana (Parateí do Meio), em terras próprias, onde teve a oportunidade de se desenvolver e assim poder criar seus três filhos.

Paralelamente ao trabalho, desde a vida infanto-juvenil até a adulta, sempre participou e colaborou com atividades esportivas da comunidade, abrangendo até mesmo competições estaduais. Esportes como atletismo, futebol, sumô, beisebol, softball e gateball fizeram parte deste hobby. Cultivou seus hobbies sempre de forma harmônica, “arrastando” jovens e amigos para o caminho do esporte, do bem e da solidariedade, para que as drogas não tivessem oportunidades na vida destes envolvidos.

Herdado de seu pai, durante toda a vida adulta incansavelmente colaborou com a Associação Pró-Excepcionais Kodomono-Sono, contando ainda com o apoio de seus amigos e familiares dos Bairros Santana, Jamic, Figueira e Takamori, proporcionando àquela entidade condições de cuidar de um número cada vez maior de crianças especiais.

 

Projeto de Lei - Dispõe sobre denominação da Rua Sacaguti Nobor. – Folha 3

 

 

Sua vida profissional sempre foi voltada na agricultura mini-fundiária, no plantio de hortaliças e frutas, procurando sempre trabalhar de forma honesta e simples.

Teve uma contribuição relevante na implantação do “Ponto de Economia” com a sua produção no Município de Jacareí, que desde o inicio é sucesso entre a população local.

Em função de seu domínio com as línguas portuguesa e japonesa, sempre foi útil na representação do bairro junto aos assuntos relacionados ao policiamento, instalação de rede elétrica e outros assuntos que pudessem auxiliar a comunidade nipo-brasileira local.

Deixou como legado um exemplo de honestidade, simplicidade, humildade e amor ao próximo. Na sua incansável luta pela vida, sempre mostrou os valores da família, do próximo, do trabalho e da honestidade, na busca de um ser melhor.

Emprestar o seu nome a uma das nossas vias será uma singela homenagem que prestaremos a um cidadão que contribuiu com muitos anos de sua vida ao desenvolvimento de Jacareí. Por isso, contamos e agradecemos antecipadamente aos nobres pares o apoio e a aprovação desta propositura.

 

 

CÂMARA MUNICIPAL DE JACAREÍ, 31 DE JANEIRO DE 2013.

 

 

 

EDGARD SASAKI

Vereador - DEM