PROJETO DE LEI

Dispõe sobre denominação da Estrada Municipal Masashi Tanaka.

 

 

 

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE JACAREÍ, USANDO DAS ATRIBUIÇÕES QUE LHE SÃO CONFERIDAS POR LEI, FAZ SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E ELE SANCIONA E PROMULGA A SEGUINTE LEI:

 

 

 

Art. 1º  Fica denominada Estrada Municipal MASASHI TANAKA a atual Estrada Municipal JCR 095-B, localizada no Bairro Santana.

 

Art. 2º  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

Câmara Municipal de Jacareí, 28 de agosto de 2013.

 

 

 

EDGARD SASAKI

Vereador - DEM

 

 

 

 

AUTOR: VEREADOR EDGARD SASAKI

Projeto de Lei – Dispõe sobre denominação da Estrada Municipal Masashi Tanaka. – Folha 2

 

 

JUSTIFICATIVA

 

MASASHI TANAKA nasceu em 8 de maio de 1902 na cidade de Kumamoto-Ken, no Japão, e faleceu aos 73 anos de idade, no dia 26 de março de 1.975, em Jacareí, São Paulo. Filho de Tadaki Tanaka e Misu Tanaka, casou-se com Kiyomi Tanaka, com a qual teve cinco filhos: Iwao, Tacashi, Kenishi, Kumika e Akio.

 

Seus pais, dois anos antes de imigrarem ao Brasil, fizeram sua primeira tentativa de procurar a vida fora de seu País de origem ao imigrarem ao Peru, inclusive deixando-o juntamente com o outro irmão na responsabilidade de sua avó no Japão, onde não se adaptaram e acabaram retornando ao Japão. Algum tempo depois, sua mãe veio a falecer e seu pai, Tadaki, não desistindo de novos horizontes, acabou embarcando para o Brasil em companhia de Schigueto, seu outro filho, que era solteiro, e de Masashi com a sua esposa.

 

Masashi, com seus 1,62m e 26 anos, juntamente com a sua jovem esposa Kiyomi, de 1,51m e 24 anos e meio, recebeu em 24 de maio de 1930 seu passaporte destinado ao Brasil, recebendo o visto de entrada no Consulado do Brasil em Kobe, na data de 28 de maio, com a finalidade de trabalhar na agricultura deste País, segundo o Governo Imperial do Japão.

 

Chegou ao Brasil através do Porto de Santos no dia 25 de julho de 1930, dirigindo-se para a cidade de Conquista – MG para trabalhar por dois a três anos na lavoura de café. Também não se adaptando ao tipo de agricultura, veio para Guarulhos e São Paulo, onde teve os seus filhos; trabalhou na agricultura destes municípios, permanecendo até 1945, quando migrou para Caçapava e em 1948 veio para Jacareí em um sítio no Bairro do Rio Abaixo para trabalhar novamente com a agricultura.

Projeto de Lei – Dispõe sobre denominação da Estrada Municipal Masashi Tanaka. – Folha 3

 

 

Em 1954, em Jacareí, comprou um sítio no Bairro Santana (Parateí do Meio) e em terras próprias teve a oportunidade de se desenvolver e assim pode acabar de criar seus cinco filhos. Nesta propriedade, durante o restante da sua vida, trabalhou com granja de avicultura, verduras, legumes, além de uma tentativa com a produção de pêssegos, que devido ao clima local não lhe gerou bons resultados.

 

Participativo no meio cultural da Colônia Japonesa, Masashi Tanaka foi um dos fundadores do Bunkyo do Meia Lua, no qual esteve sempre presente nas atividades desenvolvidas e um dos grandes incentivadores da apresentação da Colônia nas Festas do Morango, que antigamente existia em nosso Município

 

Deixou como legado um exemplo de honestidade, simplicidade, humildade e amor ao próximo. Na sua incansável luta pela vida, sempre mostrou os valores da família, do próximo, do trabalho e da honestidade, na busca de um ser melhor.

 

Ao oficializarmos o seu nome na Estrada Municipal JCR 95 – B, pois a mesma já é conhecida como tal, estaremos prestando uma singela homenagem a um cidadão que contribuiu com muitos anos de sua vida ao desenvolvimento de Jacareí. Por isso, contamos e agradecemos antecipadamente aos nobres pares o apoio e a aprovação desta propositura.

 

 

Câmara Municipal de Jacareí, 28 de agosto de 2013

 

 

 

EDGARD SASAKI

Vereador – DEM