PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO

Cria o Selo “Escola Cidadã de Jacareí”, a ser concedido às escolas que instituírem e apresentarem qualidade na área social escolar, e dá outras providências.

 

 

A CÂMARA MUNICIPAL DE JACAREÍ APROVA E O SEU PRESIDENTE, VEREADOR EDINHO GUEDES, PROMULGA O SEGUINTE DECRETO LEGISLATIVO:

 

 

Art. 1º  Fica instituído no Município o Selo “Escola Cidadã de Jacareí”, a ser concedido às escolas públicas, privadas ou mistas que instituírem e apresentarem qualidade na área social escolar, nos termos do presente Decreto Legislativo.

 

Art. 2º  O Selo “Escola Cidadã” visa proteger a saúde mental dos estudantes e será concedido à escola que instituir um programa pedagógico completo que combata o bullying.

 

Art. 3º  O programa anti-bullying deverá funcionar o ano todo e ser composto por:

a) palestras de esclarecimentos sobre o tema, aos professores, pais e alunos;

b) desenvolvimento e disponibilização de métodos para facilitar e identificar a prática do bullying dentro do ambiente escolar;

c) política de punições efetivas aos agentes causadores (bullies);

d) encaminhamento adequado dos casos graves de bullying, às autoridades competentes e profissionais da área.

 

Art. 4º  As escolas manterão o resumo de seu programa anti-bullying afixado nas suas principais entradas, sendo que o programa completo será uma informação pública.

Projeto de Decreto Legislativo – Cria o Selo “Escola Cidadã de Jacareí”, a ser concedido às escolas que instituírem e apresentarem qualidade na área social escolar, e dá outras providências. – Folha 2

 

Art. 5º  A Câmara Municipal de Jacareí, em parceria com a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Jacareí, através de um integrante da Comissão OAB vai à Escola, e de organizações da sociedade civil, através de uma Comissão Especial designada pela Presidência do Legislativo, avaliarão e classificarão, ao final de cada ano, as escolas que cumprirem os requisitos descritos neste Decreto Legislativo.

 

Art. 6º  O Selo “Escola Cidadã de Jacareí” será entregue anualmente, em sessão solene na Câmara Municipal, às escolas que forem classificadas como aptas.

 

Art. 7º  As despesas decorrentes da aplicação deste Decreto Legislativo correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

 

Art. 8º  Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

Câmara Municipal de Jacareí, 30 de janeiro de 2013.

 

 

 

ROSE GASPAR

Vereadora – PT

1º Secretária

 

 

AUTORA: VEREADORA ROSE GASPAR

Projeto de Decreto Legislativo – Cria o Selo “Escola Cidadã de Jacareí”, a ser concedido às escolas que instituírem e apresentarem qualidade na área social escolar, e dá outras providências. – Folha 3

 

 

J U S T I FI C A T I V A

 

                                                    O Bullying é um termo que se refere a todas formas de atividades agressivas, verbais ou físicas. É um assunto que, há algum tempo, vem sendo amplamente discutido por toda a sociedade, pois suas conseqüências podem ser muito sérias. No caso das escolas, além dos prejuízos causados às principais vítimas – os alunos que sofrem o bullying –, não podemos nos esquecer das conseqüências que atingem professores, funcionários, famílias e até mesmo aqueles que o praticam.

                                                    Assim, torna-se necessária a conscientização de todos e um amplo trabalho realizado nas escolas.

                                                    Então, no âmbito do Poder Legislativo, nos cabe entrar nessa luta contra o bullying e, ao mesmo tempo, incentivar aqueles que adotem medidas eficazes para controle da situação, o que nos leva a apresentar o presente projeto, para que seja concedido o Selo “Escola Cidadã de Jacareí” aos estabelecimentos que instituírem e apresentarem qualidade na área social escolar.

                                                    Para melhor justificar esta propositura fizemos uma pesquisa na Internet, onde existem inúmeros artigos sobre o assunto, entre os quais selecionamos um, com bastante detalhes sobre o Bullying, o qual anexamos.

                                                    Esperamos, pois, que este projeto mereça o apoio e aprovação dos Senhores Vereadores, pelo que, desde já, agradecemos.

 

Câmara Municipal de Jacareí, 30 de janeiro de 2013.

 

 

 

ROSE GASPAR

Vereadora – PT

1º Secretária