Laodir Suzigan, ex-secretário de Educação (2005-2008) e de Esportes (2013) de Jacareí, é o convidado deste domingo (18), 21 horas, do programa ‘Gente em Destaque’, da TV Câmara Jacareí. No bate-papo, lembranças da infância, em Americana (SP), onde nasceu em 1944, e recordações do período em que foi esportista de várias modalidades, como futebol, basquete, handebol.
De 1961 a 1964, por exemplo, fez parte do elenco do União Agrícola Barbarense Futebol Clube. Atuando como goleiro titular, esteve em campo na primeira partida profissional da equipe, em 16 de agosto de 1964. “A cidade de Santa Bárbara D’Oeste, sede do União, fica ao lado de Americana. Então, para mim não era problema. Desde pequeno adorei praticar esportes”, contou.
Aos 20 anos, entrou na faculdade de Educação Física e precisou abandonar o time. “Na época, claro, não gostei. Mas logo, na universidade, comecei também a participar das competições locais e joguei basquete e handebol. Nunca gostei de ficar parado. Cresci praticando esportes e passei a vida desse jeito. Só que eu não gostava de esportes individuais, como tênis, natação. Sempre quis competir em grupos, por isso que por tantos anos estive envolvido com modalidades deste tipo. É claro que a rotina, depois, vai te encaminhando para outras coisas. Tive que começar a trabalhar, cuidar da família, enfim. Porém, no caso do União Barbarense, sei que o meu nome está, digamos assim, eternizado na história do clube. Sinto-me honrado por causa disso. ”
No fim de 2004, dias após a reeleição do então prefeito Marco Aurélio de Souza (PT, 2001 – 2008), recebeu uma ligação da então chefe de gabinete do político, Nydia Natali, convidando-o a ir conversar com o comandante do Poder Executivo. “Eu não a conhecia e achei estranho quando fui avisado do telefonema. Até pensei que a escola onde era sócio proprietário estava com alguma pendência na prefeitura. Aí fui falar com ele e recebi a proposta. Disse ao Marco, por causa do meu passado: ‘Tem certeza que é para a Educação? Não seria para a pasta de Esportes? ’. Sugeri o seguinte: ‘Vamos fazer então uma experiência. Fico uns 3 ou 4 meses e se eu gostar e você aprovar, damos sequência. Se não, sem problema algum e cada um segue seu lado. ”
Suzigan ficou os 4 anos do segundo mandato do petista. Em janeiro de 2013, já sob a administração de Hamilton Mota (PT, 2009-2016), exerceu a titularidade da Secretaria de Esportes e Recreação. Lá permaneceu por apenas 6 meses. Não perca! A entrevista vai ao ar nos canais 12 da NET e 39.2 na TV aberta.