O Plenário da Câmara Municipal aprovou na sessão desta quarta-feira (31) projeto do presidente da Casa, vereador Abner Rosa (PSDB), que institui o “Maio Laranja”, mês dedicado ao combate da exploração sexual de crianças e adolescentes.
O projeto foi aprovado por 11 votos favoráveis e uma ausência, do vereador Valmir do Parque Meia Lua (União Brasil), que não compareceu à sessão.
Segundo o autor, o ‘Maio Laranja’ é uma oportunidade para sensibilizar a sociedade sobre a importância da proteção às crianças e adolescentes e incentivar a denúncia de casos de abuso e exploração.
“Além disso, a campanha visa fortalecer a rede de proteção às crianças e adolescentes, divulgando canais de atendimento para denúncias, capacitando profissionais que atuam na área e articulando os diversos setores envolvidos na prevenção e no combate à violência sexual”, disse Abner.
A proposta tem o objetivo de promover ações e atividades de conscientização, prevenção, orientação como palestras, campanhas publicitárias, capacitações de profissionais, distribuição de materiais informativos, realização de debates e eventos culturais em parceria com entidades governamentais e não governamentais envolvidas com a proteção à infância e juventude.
Outros dois projetos estavam inscritos na Ordem do Dia, ambos de autoria do vereador Valmir, mas foram retirados devido sua ausência na sessão e serão apreciados futuramente.
Tribuna Livre – Antes do início da Ordem do Dia o secretário municipal de Esportes e Recreação, Dorival Leal Moreira, fez uso da Tribuna Livre para abordagem do tema “Devolutiva das ações referentes ao superávit destinado à Secretaria de Esportes e Recreação”.
A sessão ordinária foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí nos canais 39.2 Digital, 12 da NET e também pelo Youtube e Facebook da TV Câmara Jacareí.