A Câmara Municipal de Jacareí realizou na noite de quinta-feira (30) cerimônia de outorga de título de cidadão jacareiense ao ex-jogador de basquete, José Edvar Simões.
O título de cidadania – mais alta honraria que a Câmara Municipal concede em nome do povo jacareiense, às pessoas que tenham, de forma direta ou indireta, prestado serviços relevantes à comunidade – concedido a Edvar Simões é fruto do Decreto Legislativo número 459, de 28 de setembro de 2022, de autoria do vereador Dudi (PL).
Segundo o homenageado a honraria recebida é estendida a todos seus companheiros que o acompanharam ao longo de mais de 30 anos dentro e fora das quadras, como atleta e treinador. “Não existe uma pessoa só. No esporte coletivo todos são um, por isso a presença de meus amigos de quadra e de vida, além de meus familiares, é a maior homenagem que recebo”, disse Edvar.
Aos atletas que desejam seguir a carreira de jogador profissional de basquete Simões deixa o desafio de perseguir os sonhos através da persistência diária nos treinos. “O sonho, para tornar realidade, é preciso esforço e muito treino, além de fazer as escolhas que o esporte profissional impõe a todos os atletas que desejam realizar seus sonhos”, completou.
Na Tribuna o autor do Decreto afirmou que Edvar foi um atleta que foi além do esporte. “Edvar plantou valores no esporte e na vida. O modo como lidamos e reagimos aos erros nas quadras deve ser encarado da mesma forma como lidamos com as adversidades da vida”, afirmou Dudi.
Participaram do evento o autor do decreto, vereador Dudi, o presidente da Câmara, vereador Abner Rosa (PSDB), os vereadores Roninha (PODEMOS), Maria Amélia (PSDB), Hernani Barreto (REPUBLICANOS), do secretário municipal de Esportes e Recreação de Jacareí, Dorival Leal Moreira, do coordenador técnico da Associação de Basquetebol de Jacareí (ABJ), Adriano Abdalla, do diretor social do Trianon Clube, Adir Rossi Júnior, além da presença ilustre do ex-jogador da Seleção Brasileira de Basquetebol Masculino, Marcel Ramon Ponikwar de Souza, camisa que defendeu por mais de 20 anos ao longo de quatro olimpíadas.
História – Nascido em São José dos Campos (SP), Edvar era armador e começou sua carreira pelo Tênis Clube de São José dos Campos, passando depois pelo Corinthians (foi campeão da Taça Brasil em 1955), Trianon Jacareí e Palmeiras, onde encerrou sua carreira como atleta.
Defendeu a Seleção Brasileira de Basquete em competições importantes, como Olimpíadas e Mundiais. Conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão) em 1964, o terceiro lugar no Mundial do Uruguai em 1967 e o vice-campeonato Mundial em 1970, na então República Socialista Federativa da Iugoslávia.
Também foi vice-campeão Sul-Americano em 1966, na Argentina. Depois de atuar como jogador, Edvar iniciou uma vitoriosa carreira como treinador, tendo acumulado conquistas importantes, como seis títulos da Tape Brasil: em 1981 pelo São Jose dos Campos e o tricampeonato pelo Monte Líbano (1985/86/87).
Homem de visão, rompeu a fronteira do basquete e ingressou no futebol, no cargo de Diretor de Futebol do Corinthians em 2004, após ter dirigido o time de basquete do Corinthians-Mogi. Permaneceu no cargo até março de 2007, quando foi dispensado pelo Presidente Alberto Dualib e voltou a trabalhar como treinador de basquete.
Em junho de 2020 Edvar Simões foi eleito, em enquete promovida por um site esportivo da região, o maior atleta da história do Vale do Paraíba, tendo participado da votação cerca de seis mil pessoas e Edvar recebido um pouco mais de 3 mil indicações, equivalente a 50,1% dos votos, ficando com o primeiro lugar e ganhando do triplista de Pindamonhangaba (SP) Joao do Pulo, que obteve 44,8% dos votos, do futebolista de Roseira (SP) Zito com 3,5% dos votos, e do surfista de São Sebastião Gabriel Medina, que obteve 1,6% dos votos.
A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí, no canal 39,2 UHF, / no canal 12 da TV a cabo net e também pela internet nas redes sociais da câmara e no canal do Youtube da TV Câmara Jacareí.