O programa ‘Gente em Destaque’, da TV Câmara Jacareí, recebe neste domingo (2), às 21h, a jornalista e ex-vereadora Rose Gaspar. Ela é a mulher com mais mandatos na história da cidade: quatro, exercidos de forma consecutiva, entre 2001 e 2017.
No bate-papo, falou sobre esta marca. “Eu me orgulho porque, curiosamente, exerci a vereança exatamente nos quatro mandatos do PT em Jacareí, do Marco Aurélio de Souza e do Hamilton Mota. Jamais fui parlamentar de oposição. Passei os anos mais difíceis do partido, nacionalmente falando, com acusações, denúncias, e segui firme. Hoje demos a volta por cima. Lula foi eleito presidente e o período complicado foi embora. Tive inclusive alguns convites para sair do PT, mas jamais cogitei essa ideia”, comentou.
A infância e adolescência também foram abordados. Nascida em Itanhandu, cidade do interior de Minas Gerais, em abril de 1964, veio para Jacareí quando criança.
“Tenho poucas recordações de lá. Costumo visitar porque possuo parentes em Minas. Aqui em Jacareí passamos por situações duras. Éramos pobres. Precisei começar a trabalhar muito cedo, como babá. Depois, cheguei a ser empregada doméstica. Nunca tive vergonha de falar sobre isso. São passagens que me dão um baita orgulho. Trabalhei em banco, fábrica. Pouca gente lembra, mas estive na Câmara de Jacareí como assessora de imprensa dos então vereadores Valter de Souza [1989-1993] e Marco Aurélio [1993-2001], e na Assembleia de São Paulo, no gabinete do Carlinhos de Almeida. ”
Sobre candidaturas, Rose revelou o motivo pelo qual, segundo ela, não conseguiu presidir o Legislativo jacareiense.
“Se nos dias atuais vivemos um machismo enorme, de todos os lados, imagine 10, 15 anos atrás. Passei por coisas absurdas em relação a isso, com idas até a delegacia para registrar boletim de ocorrência. Meu nome foi falado para ser presidente, mas por ser mulher, e em algumas legislaturas, a única, não tive a oportunidade. É diferente, no entanto, eu nunca ter sido postulada como candidata a prefeita. Era desejo meu? Pode ser que sim, mas isso trago a responsabilidade – a culpa foi minha por não ter atingido o objetivo. Se teria chances reais de vencer, aí é outra história. ”
Não perca! É nos canais 12 da NET e 39.2 na TV aberta digital.