O plenário da Câmara Municipal aprovou na sessão desta terça-feira (8) projeto do vereador Hernani Barreto (REPUBLICANOS) que institui o Pipódromo e a “Semana Educativa Santos Dumont” relativa ao uso responsável de soltar pipas.
A proposta foi aprovada por 11 votos favoráveis e uma ausência, da vereadora Sônia Patas da Amizade (PL), que não compareceu à sessão por motivos familiares.
Segundo o autor o Pipódromo tem como objetivos oferecer um local apropriado para a prática de soltar pipas, destinar áreas abertas e seguras, delimitadas pela Prefeitura, estabelecer um espaço de convivência e lazer, realizar eventos anuais, como festivais e campeonatos para reunir soltadores de pipas, além de eventos promovidos por escolas e pela sociedade civil como forma de incentivo à prática responsável da atividade.
Já a Semana Santos Dumont será realizada n a primeira semana de dezembro de cada ano, com o objetivo de conscientizar principalmente crianças e adolescentes quanto ao uso seguro e consciente das pipas. “Na Semana, a Prefeitura promoverá atividades para conscientizar e estimular nossas crianças e adolescentes, utilizando saberes e adequada pedagogia, assim como atividades lúdicas de acordo com a faixa etária deste público alvo”, disse Hernani.
Diárias – O segundo projeto aprovado, por 11 votos favoráveis e um contrário – do vereador Valmir do Parque Meia Lua (União Brasil) – foi de autoria da Mesa Diretora que atualiza a concessão de diárias aos servidores que se deslocarem da sede do Legislativo de Jacareí.
A proposta, de autoria do presidente da Casa, vereador Paulinho dos Condutores (PL), e dos vereadores Edgard Sasaki (PSDB) e Rogério Timóteo (REPUBLICANOS), prevê que as diárias sejam divididas em dois níveis (1 e 2), sendo a primeira subdividida para períodos de afastamento de quatro a oito horas e acima de oito horas em deslocamentos dentro do Município. As diárias de nível 2 serão destinadas aos servidores para cobrir despesas de viagem em estadia superior a oito horas fora de Jacareí.
O projeto também prevê que a requisição de diária deverá conter as informações necessárias à identificação do motivo da viagem, à justificativa do interesse público, ao nível da diária requerida e à documentação comprobatória.
O servidor que receber a diária e não se afastar do Município, por qualquer motivo, será obrigado a restituir o valor integralmente, no prazo de dois dias úteis. Os valores serão regulamentados através de Portaria da Presidência da Câmara.
Empresa Amiga – O último item aprovado, também por 11 votos favoráveis, foi do vereador Roninha (PODEMOS), que cria o título “Empresa Amiga da Educação”. “O objetivo é estimular empresas a contribuírem para a melhoria da qualidade da estrutura predial das escolas da rede pública de Jacareí”, disse Roninha.
Segundo o vereador a participação das empresas será feita sob a forma de doações de materiais, mão de obra, realização de serviços de manutenção, pinturas e pequenas reformas. “As empresas participantes poderão colocar placas nas escolas para fins de divulgação publicitária”, explicou.
A proposta prevê que não haverá ônus à Prefeitura, assim como não concederá qualquer benefício ao cooperado, apenas a autorização administrativa para a execução do serviço.
A sessão ordinária foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí nos canais 39.2 UHF Digital, 12 da NET e pelo Facebook na página da TV Câmara Jacareí, e pelo canal do Youtube da TV Câmara Jacareí.
Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:
- Não saia muito do tema do tópico.
- Não publique SPAM, visível ou mascarado.
- Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
- Seja educado.
Comentários
Os comentários estão fechados.
Jeferson Neu
Iniciativa legal a questão do pipódromo, mas vamos focar em assuntos do interesse de toda a população de Jacareí? Jacareí, mesmo com todos os problemas que o pedágio causa, ficou sem pistas marginais na Dutra na próxima Concessão. Se está ruim hoje, imagina se tivermos pedágio por trecho rodado em toda a Dutra, já que a legislação permite isso?