O programa ‘Gente em Destaque’, da TV Câmara Jacareí, conversa neste domingo (5), 21h, com a dubladora Sandra Mara Azevedo. Ela foi a primeira profissional a emprestar a voz à personagem Chiquinha, do seriado infantil ‘Chaves’, exibido durante anos no SBT. No bate-papo, contou a história do seu início na carreira.
“Um amigo da minha irmã chamou vários jovens a fazer testes numa empresa de dublagem no fim dos anos 70. Muitos foram, e eu fui a única que passei. O diretor do estúdio gostou do meu timbre de voz. ”
A dublagem era realizada de maneira bem artesanal na época. Poucas pessoas sabiam mexer com os materiais usados. “Marcelo Gastaldi (1945-1995), o dono da voz do Chaves e Chapolin, era já o diretor das dublagens. Ele me ensinou muito. Quando chegou para nós a missão de trabalhar em cima daquele seriado, onde adultos se vestiam de crianças, ele juntou uma turma que se deu muito bem. Era um elenco realmente bem preparado e as vozes combinavam demais com cada personagem. À princípio, porém, achei meio tosco o Chaves, veja você. Eram cenários de papelão, tudo meio amador, mambembe. ”
Além de ‘Chaves’ e ‘Chapolin’, Sandra dublou a personagem-título da novela, também mexicana, Chispita, que fez muito sucesso no Brasil em meados da década de 1980, no mesmo SBT. “Isso foi um aprendizado muito grande. Como era a protagonista, eu falava demais, então ficava horas e horas nos estúdios em cima daquilo. E a Chispita interagia com todos, nas mais diversas situações. ”
O programa irá ao ar nos canais 12 da NET e 39.2 na TV aberta.