A vereadora Maria Amélia (PSDB) encaminhou requerimento ao secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jeancarlo Gorinchteyn, solicitando o aumento do número de vagas para atendimento a pacientes de média e alta complexidade inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS) de Jacareí.
No documento, protocolado junto à Mesa Diretora da Câmara na sessão de quarta-feira (18), Maria Amélia afirma ter ciência da sobrecarga no serviço de saúde por conta da pandemia, fazendo com que os atendimentos complementares fossem reduzidos para dar prioridade aos tratamentos relativos à Covid-19. “No entanto, esta situação vem sendo minimizada nos últimos meses”, completou.
Segundo a vereadora, todo o Vale do Paraíba vem sofrendo com o reduzido número que hoje é incapaz de suprir a altíssima demanda de casos, o que vem gerando lotação no atendimento de emergências. “Por este motivo, solicito ao Governo do Estado que priorize estes pacientes que estão na fila de espera, especialmente para procedimentos de Alta Complexidade”, reivindicou.
A parlamentar relata ainda que o atendimento público de um paciente por um especialista pode demorar meses – após a consulta, o paciente ainda enfrenta a fila dos exames; depois, retorna para nova consulta e só então entra na fila da cirurgia. “Jacareí necessita urgentemente de meios para, pelo menos, controlar essa fila de espera”, disse.
Maria Amélia explica sentir de perto o drama de pacientes que a procuram na Câmara Municipal, aguardando por um atendimento rápido e efetivo. “Jacareí merece ter este suporte de saúde para atender a demanda do SUS e viabilizar os atendimentos mensais, acabando de vez com filas de espera tão longa”, concluiu.
Confira todos os trabalhos protocolados pela vereadora Maria Amélia durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.