Por unanimidade, o plenário da Câmara Municipal aprovou na sessão desta quarta-feira (13) projeto de lei do Prefeito Izaias Santana, que reajusta em 13,56% o piso salarial de professores da rede pública de Jacareí.
Segundo o prefeito, o reajuste no piso salarial atende à determinação do Governo Federal que definiu o piso nacional dos professores com jornada de 40 horas para o valor de R$ 3.845,63, para a ano de 2022, homologada pela Portaria n° 67, de 4 de fevereiro de 2022, do Ministério da Educação (MEC).
“O reajuste o piso salarial é uma política de valorização do profissional, prevista não somente no Plano Nacional de Educação, mas também garantida pelo Plano Municipal de Educação, na Lei n° 5.954/2015”, citou Izaias no escopo do projeto.
O valor do piso salarial da categoria é calculado com base no repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “Como houve alteração na lei que regulamenta o Fundeb, em 2020, assim como no valor previsto para o repasse aos municípios, foi possível a alteração do piso municipal”, explicou o prefeito.
O reajuste passará a valer a partir do dia 1º de maio de 2022.
Protesto – Um grupo de cerca de 200 servidores públicos municipais, em conjunto com representantes dos sindicatos dos Trabalhadores Públicos Municipais de Jacareí (STPMJ) e do Sindicato do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SindSAAE), lotaram as galerias da Câmara Municipal para buscar apoio do parlamento à campanha salarial da categoria, que este ano reivindica reajuste de 15,23%, percentual que, segundo os sindicatos, recomporia apenas as perdas salariais decorrentes da inflação acumulada dos últimos dois anos.
A sessão chegou a ser suspensa por 20 minutos a pedido do presidente da Casa, vereador Paulinho dos Condutores (PL), para que os representantes dos servidores públicos pudessem sensibilizar os vereadores e solicitar a intermediação do parlamento junto ao prefeito Izaias.
Segundo a presidente do STPMJ, Sueli da Silva Alves da Cruz, uma assembleia com os servidores públicos está agendada para a próxima terça-feira (19) para decidir o futuro do estado de greve da categoria iniciado em 6 de abril.
“O Sindicato já encaminhou um oficio à administração, comunicando a decisão da assembleia e notificando a prefeitura de que protestos e paralisações podem ser deflagrados a qualquer momento, a partir de 72h do recebimento da notificação, conforme legislação vigente”, disse Sueli.
Adiamento – O segundo projeto de inscrito na Ordem do Dia foi de autoria do vereador Rogério Timóteo (REPUBLICANOS), que busca obrigar a empresa distribuidora de energia elétrica a realizar o alinhamento e a retirada dos fios inutilizados nos postes de Jacareí.
No entanto, uma emenda – assinada pelos vereadores Edgard Sasaki, Abner de Madureira e Maria Amélia, todos PSDB, em conjunto com os vereadores Dudi e Sônia Patas da Amizade, ambos PL, Valmir do Parque Meia Lua (União Brasil) e Paulinho do Esporte (PSD) – e apresentada durante a discussão da proposta, altera o artigo 8º no qual constam penalidades a serem aplicadas pelo Município à empresa distribuidora e às demais prestadoras de serviços de telecomunicação.
Na Tribuna, o vereador Abner de Madureira (PSDB) solicitou o adiamento da discussão da proposta por duas sessões devido à inconstitucionalidade contida no artigo 8º do projeto. Segundo a emenda, no caso de descumprimento à lei pela distribuidora de energia elétrica ou pelas demais empresas ocupantes do espaço público, o Poder Público comunicará aos órgãos federais responsáveis – no caso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) – pela fiscalização dos serviços prestados.
Colocado em votação, o plenário aprovou, por unanimidade, a suspensão da discussão por duas sessões. O projeto deve retornar à Ordem do Dia na sessão de 27 de abril.
Título de cidadania – O terceiro item da Ordem do Dia foi de autoria do vereador Dudi (PL), que concedeu título de cidadania ao professor Sebastião Aranha de Souza. A entrega da honraria será agendada pelo Cerimonial da Câmara em solenidade a ser realizada futuramente.
Tribuna Livre – Antes do início da sessão, a diretora e proprietária do Centro Educacional Mello e Arice, Liliana da Matta Mello Arice, fez uso do Tribuna Livre para abordagem do tema “Alagamento decorrente do rompimento da adutora da Avenida Major Acácio Ferreira”.
A sessão ordinária foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí nos canais 39.2 UHF Digital, 12 da NET e pelo Facebook na página da TV Câmara Jacareí, e pelo canal do Youtube da TV Câmara Jacareí.
Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:
- Não saia muito do tema do tópico.
- Não publique SPAM, visível ou mascarado.
- Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
- Seja educado.
Comentários
Os comentários estão fechados.
Fernando
Muito blablablá e pouca informação. Onde está o texto da lei que reajusta o piso salarial dos professores ?
Imprensa
Bom dia. O texto da Lei você pode encontrar diretamente no projeto de lei acessando este link – https://www.jacarei.sp.leg.br/trabalhos-gerais/projetos-ano-2022-ple/