O programa ‘Gente em Destaque’, da TV Câmara Jacareí, entrevista neste domingo (6), 21h, o ex-vereador Juarez Araújo, atual subprefeito da região da Rodovia Nilo Máximo.
Na conversa, Juarez fala do período em que foi parlamentar e resgata as origens familiares. Nascido em Alagoas, na pequena cidade de Palmeiras dos Índios, ele logo trabalhou para ajudar aos pais. “Desde cedo a gente já era colocado ali na roça para aprender a mexer com a terra. Se hoje sei me virar e fazer de tudo um pouco, devo isso às lições tomadas naquela época, da qual sinto uma grande saudade”, disse.
Juarez veio para Jacareí em 1981, acompanhado de um amigo. Ao se estabelecer no município, trabalhou como cobrador de ônibus.
“Eu vim porque dois irmãos meus estavam aqui. Deixar a nossa terrinha não é fácil, mas era a chamada ‘oportunidade’ que estava à frente. Foi muito difícil os primeiros tempos na questão de adaptação. Fui fazendo um bico aqui, outro lá…. Em 1994 me mudei para o Jardim Paraíso, que 28 anos atrás era um bairro onde ninguém queria morar, porque era completamente desestruturado, sem asfalto, sem nada. Comprei um terreno e vi o bairro crescer demais. ”
A entrada para a política se deu por meio da Sociedade Amigos de Bairro, que Juarez fez parte e presidiu. O contato com a população do Jardim Paraíso fez com que ele desejasse lançar o seu nome a um cargo eletivo, no caso, a vereador. Porém, não foi fácil.
“Era 2008 e eu precisava me filiar. O prazo estava se encerrando. Fui procurar um político que comandava uma sigla. Falei com ele, mas não deu certo. Então, por meio de algumas pessoas, cheguei ao PMN, agremiação pequena. ” Não conseguiu se eleger. Os quase 500 votos que teve, entretanto, lhe abriram as portas de outros partidos.
Em 2012, no PRB (hoje Republicanos), a sua votação passou dos 1.500 votos, mas Juarez ficou na suplência. Quatro anos mais tarde, no PSD, se elegeu com pouco mais de 1.600 votos. “Para mim foi uma emoção saber que tinha sido escolhido dentre tantos candidatos. E durante o mandato aprendi muita coisa, sem dúvida. ” Em 2020, ainda no PSD, não conseguiu a reeleição.
Não perca! A transmissão do programa é nos canais 12 da NET e 39.2 na TV aberta.