A vereadora Maria Amélia (PSDB) encaminhou requerimento ao secretário de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares da Silva, solicitando que crianças do Ensino Fundamental II de Jacareí sejam matriculadas em unidades de ensino próximas de suas residências.
No documento, enviado com cópia para a Dirigente Regional de Ensino de Jacareí, Thaianne Margarida Santiago Bernardino, a vereadora afirmou ter recebido inúmeras reclamações de pais que alegam que as crianças estão sendo matriculadas em escolas distantes, dificultando o acesso e o deslocamento diário.
“De acordo com os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente, os estudantes têm o direito de frequentar estabelecimento próximo a sua residência. Inclusive, é garantido ao aluno o direito à matrícula em estabelecimento no qual já estava ambientado”, disse Maria Amélia.
Segundo a parlamentar, o sistema de ensino leva em consideração a distância entre a casa e a unidade escolar e a disponibilidade das escolas mais próximas da residência. “No entanto, acreditamos que devem estar ocorrendo alguns erros de compatibilização, que devem ser corrigidos, sem prejuízo às crianças”, completou.
Na opinião da vereadora, a situação deve ser analisada pela Secretaria Estadual e pela Regional de Ensino para pais, mães e/ou responsáveis possam migrar as matrículas para estabelecimentos de ensino mais próximos de suas residências. “Tal medida, temos certeza, beneficiará e facilitará o dia a dia de inúmeras famílias”, concluiu.
Na opinião da parlamentar, a demora para realizar a cirurgia “torna o procedimento ainda mais delicado, tirando cada vez mais a autonomia da pessoa que, pouco a pouco, perde a visão e a alegria de viver”, conclui Maria Amélia.