Em requerimento endereçado ao procurador de Assuntos Estratégicos do Ministério Público Estadual, Dr. Gianpaolo Poggio Smanio, a vereadora Lucimar Ponciano (MDB) questionou qual é o posicionamento da instituição perante uma possível flexibilização da quarentena e a abertura do comércio em cidades que já conseguiram controlar a propagação da Covid-19 em sua população.
O documento foi aprovado durante a sessão ordinária da Câmara, ocorrido na quarta-feira (20).
A vereadora considera que a paralisação da atividade econômica nos municípios não está mais atingindo o objetivo de isolamento social e trará reflexos negativos na arrecadação e nos índices de desemprego.
“É notório que o controle da população não é mais possível, uma vez que as pessoas estão novamente nas ruas e nas filas que se formam diante dos bancos e lotéricas para receber o benefício concedido pelo Governo Federal”, afirmou Lucimar.
Regras – No requerimento, Lucimar pondera que o tratamento direto entre o comércio e os clientes funcionaria como um aliado no reforço das medidas de prevenção e combate à Covid-19, uma vez que cada estabelecimento pode ter uma ação mais efetiva na higienização e desinfecção de seus espaços, além de orientar sobre o uso de máscara e a necessidade de manter maior distância entre as pessoas nas filas.
“Entendemos que podemos ter o distanciamento social ampliado para o distanciamento social controlado, permitindo-se a reabertura do comércio e empresas de serviços em Jacareí, com planejamento exequível para a população. Contudo, as comissões especiais do COVID-19 devem apresentar um regramento de horários de funcionamento específico, pois os comerciantes devem participar desta campanha de salvar vidas”, concluiu.