Na pauta da primeira sessão do ano os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei do vereador Rodrigo Salomon (PSDB), que cria a Semana de Conscientização da Endometriose no calendário oficial do município. A campanha deverá ocorrer próximo ao dia 13 de março de cada ano.
“A medida tem o objetivo de promover a divulgação de ações educativas, preventivas, terapêuticas, reabilitadoras e legais relacionadas a endometriose, por meio de “folders”, cartazes, palestras públicas, seminários ou conferências”, disse Salomon.
Na realização das campanhas serão envolvidas as redes públicas de ensino e de saúde, bem como as entidades relacionadas com a saúde da mulher e com o direito da mulher.
O projeto aguarda sanção ou veto do prefeito municipal.
A Endometriose é uma afecção (uma modificação no funcionamento normal do organismo) inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.
O endométrio é uma mucosa que reveste a parede interna do útero, sensível às alterações do ciclo menstrual, e onde o óvulo depois de fertilizado se implanta. Se não houve fecundação, boa parte do endométrio é eliminada durante a menstruação. O que sobra volta a crescer e o processo todo se repete a cada ciclo.