Abner solicita registro da Orquestra Sinfônica Jovem como patrimônio cultural de Jacareí

O vereador Abner de Madureira (PR) solicitou ao prefeito Izaias Santana a inclusão da Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí no Livro de Registro das Formas de Expressão como patrimônio cultural imaterial do município.

A indicação fez parte dos trabalhos da 35ª Sessão Ordinária, ocorrida na manhã de quarta-feira (31).

Para tal pedido, o vereador se baseou nos termos do inciso III do artigo 2º da Lei Municipal nº 5.677/2012. “A Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí conta hoje com 300 alunos inscritos, 12 professores que ministram aulas de instrumentos diretamente na orquestra e 18 monitores que ministram aulas de musicalização nas escolas municipais do programa de educação em tempo integral. Atualmente suas atividades alcançam cerca de 2.250 alunos da rede municipal de ensino”, afirmou Abner.

Formas de expressão – O Livro dos Registros das Formas de Expressão é mantido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Foi criado para registrar as manifestações artísticas em geral, ou seja, performances culturais de grupos sociais, como manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas, por eles consideradas importantes para a sua cultura, memória e identidade.

Legenda: Vereador apresentou indicação na última sessão ordinária de outubro, realizada quarta-feira (31)

Crédito: Secretaria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest