Câmara da Melhor Idade encerra mandato com reivindicações ao prefeito

A Câmara Municipal realizou na noite desta quinta-feira (4) sessão solene de encerramento da Câmara da Melhor Idade 2018, em Jacareí.

Neste ano, os vereadores da Melhor Idade foram: Antônio Alves de Moraes, Antônio Carlos de Moraes, Darci de Almeida, David Messias da Rocha, Iria de Aguiar Silva, Manoel Teixeira Neto, Marcos Sampaio, Maria das Graças Silva, Maria de Lourdes Cunha, Maria Guimarães dos Santos Moraes, Maria Raymunda de Moraes, Antônio Duarte de Siqueira, Rita Emília Máximo de Almeida e Rosângela Silva.

Os vereadores idosos finalizaram o mandato de dois meses protocolando quatro moções, três requerimentos e dez indicações para a Prefeitura de Jacareí, entre elas o de transformação da Rua Sgto. Acrísio Santana em calçadão para circulação exclusiva de pedestres e a elaboração de um projeto de lei que obrigue as empresas de telecomunicações a reestruturarem o cabeamento de transmissão ou uso de tecnologia diferenciada.

“A iniciativa se faz necessária pelos problemas estéticos e urbanísticos com possíveis transtornos à livre circulação e segurança de pessoas e veículos, pois não é raro encontrar cabos pendurados, caídos, enrolados em poste ou acumulado por desuso”, afirmou o vereador idoso Antônio Alves de Moraes.

Os parlamentares idosos ainda reivindicaram 66 questões pendentes feitas pela Câmara da Melhor Idade 2017, como o resgate da Fapija, a abertura de concorrência em relação ao transporte público e a isenção de Zona Azul para idosos.

Os documentos deverão ser oficialmente protocolados pela Câmara e enviados ao Executivo Municipal.

A Câmara da Melhor Idade é uma iniciativa criada pelo Decreto Legislativo nº 343, de 2013, de autoria da ex-vereadora Rose Gaspar, que consiste na realização de sessões legislativas com os representantes da melhor idade para a discussão de assuntos e apresentação de sugestões para melhorar as condições de vida e assistência aos idosos de Jacareí.

Para participar, o representante deve possuir idade superior a 60 anos e ser indicado por entidades do município voltadas a melhor idade. Este ano, as indicações foram feitas pelo Instituto de Previdência do Município de Jacareí (IPMJ), Conselho de Pastores de Jacareí, Associação dos Aposentados de Jacareí, Centro de Convivência da Terceira Idade ‘Reflorir’, Paróquia São João Batista, casa de Convivência Viva Vida, Fundação Cultural de Jacarehy, Secretaria Municipal de Assistência Social, Rotary Club Jacareí, Lar Frederico Ozanam, Igreja Assembleia de Deus Madureira, Academia Jacarehyense de Letras e Conselho Municipal do Idoso.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest