Câmara faz audiência para discutir projeto de modernização do transporte público em Jacareí

A Câmara Municipal sedia na quinta-feira (23), às 19h, audiência pública para discussão do resultado de estudo que visa modernizar e integrar as linhas que envolvem o sistema de transporte público coletivo, em Jacareí.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, a pesquisa foi realizada durante o mês de novembro de 2016, através de banco de dados originado da bilhetagem eletrônica de passageiros das linhas 05, 10, 15, 19 e 26, com o objetivo de remodelar os desenhos das linhas, readequando a integração do sistema.

Na opinião do vereador Paulinho dos Condutores (PR), a interligação das linhas é positiva. No entanto, segundo o parlamentar, a questão é saber como a Jacareí Transporte Urbano (JTU) fará a implantação da remodelagem das linhas, na prática. “Não adianta fazer interligação das linhas, colocando menos ônibus porque isso vai prejudicar a disponibilidade de horários, aumentando o tempo de espera do passageiro nos pontos”, disse Paulinho dos Condutores.

A JTU é a empresa concessionária do transporte público coletivo de Jacareí.

Devido à complexidade do sistema de transporte público, a cidade foi dividida em 85 zonas nas quais foi possível identificar a hora de utilização dos serviços por parte dos passageiros, assim como os seus locais de origem e destino.

Dividida em três etapas de implantação, a primeira fase (Fase Operacional) envolve, aproximadamente, 450 mil passageiros transportados no período (33,8% do total/mês) e propõe a revisão da oferta de viagens das linhas Cidade Salvador , Parque Imperial – General Carneiro, Bandeira Branca – General Carneiro, Conjunto São Benedito – Vila Garcia e Jardim do Portal – General Carneiro.

Nesta fase, a proposta consiste em ofertar maior número de viagens, utilizando um melhor aproveitamento dos veículos no seu contrafluxo (volta) nos horários de pico de manhã e tarde.

Antes da implantação da primeira etapa de readequações no sistema de transporte público, a Prefeitura promoverá audiência para apresentar e tornar pública a proposta à população.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest