Luta por direitos faz moradores do Jardim Alvorada e 1º de Maio constituírem associação

A reivindicação pela participação de fatias do orçamento público para execução de ações voltadas ao atendimento de demandas em comunidades de vulnerabilidade motivou moradores dos bairros Jardim Alvorada e 1º de Maio a se organizarem para ativação de associação.

Para formalização da entidade foram organizadas duas assembleias – uma em cada bairro, aos domingos, das 13h às 16h. A primeira ocorreu no dia 23 de julho e envolveu 150 moradores do 1º de Maio, que decidiram seus representantes por meio de votação entre dois grupos. Com 81 votos (contra 67 da Chapa 1), a Chapa 2 foi eleita vencedora e terá como presidente Marta Helena Ferreira, e Izabel Pereira Sales, vice-presidente.

A segunda assembleia foi realizada no Jardim Alvorada no dia 31 de julho. Ao todo, 53 moradores compareceram ao nº 156 da Rua Joaquim de Souza para votação e aclamação de chapa única, formada pelo presidente Raimundo Bonfim dos Santos e pelo vice Aroldo Pinto de Almeida.

Representantes de ambas as chapas eleitas formarão a diretoria da associação, que aguarda o prazo legal de 15 dias – em caso de contestação de resultado do pleito – para oficializar a composição.

Apoio – A organização popular que culminou na realização das assembleias teve início em 30 de maio e foi acompanhada pelo apoio da presidente da Câmara Municipal, vereadora Lucimar Ponciano (PSDB).

Membro atuante de grupos e comunidades em situação de vulnerabilidade em Jacareí, Lucimar contribuiu para que todas as etapas do processo fossem cumpridas conforme a legislação que regulamenta a atividade, inclusive com o convite a todos os vereadores da Câmara Municipal e membros da Secretaria de Governo da Prefeitura para o acompanhamento dos atos civil e social destas comunidades. “Tudo foi feito conforme determina a lei, desde o cumprimento de prazo para divulgação das assembleias junto aos moradores, com a publicação de edital em jornal de circulação local, até a formalização de atas dos encontros e seus respectivos registros em cartório”, explicou a vereadora.

Publicidade – Para tanto, foram produzidos e distribuídos mais de mil convites a moradores e proprietários de estabelecimentos comerciais de ambos os bairros para convocação das assembleias e suas respectivas eleições. “Com a indicação dos próprios moradores, foi decidido junto aos 48 presentes que a organização das eleições seria atribuída às lideranças de bairros vizinhos, ou seja, os presidentes das associações de moradores do Igarapés e Chácaras Reunidas I e II com o objetivo de fortalecer as comunidades e criar vínculo entre os moradores dos bairros adjacentes à Rodovia Dom Pedro, na região oeste de Jacareí”, explicou Lucimar.

Ainda segundo a presidente, moradores dos bairros Igarapés e Chácaras Reunidas I e II, também na região oeste, já possuem assembleias programadas nos próximos meses para a eleição e constituição de suas associações. “É fundamental ativarmos as associações de moradores porque é a forma que sociedade possui de solicitar políticas públicas para melhorias de suas questões em comum em localidades de maior vulnerabilidade social do município”, concluiu Lucimar.

Legenda – Moradores do bairro 1º de Maio durante eleição da chapa que representará a comunidade

Crédito – Gabinete da Vereadora/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest