Trabalhadores de Jacareí recebem homenagem na Câmara Municipal

A Câmara de Jacareí realizou na noite de terça-feira (2) sessão solene em homenagem ao Trabalhador.

Na solenidade, receberam diploma de mérito Evandro Moraes de Oliveira, Marcos Antônio Pereira, Nilson Amorim de Andrade, Luís Xavier, Osmar Leônidas da Silva (Ceará), Sônia Evarista da Silva, José Dailton de Faria, José Clemente de Mello (Zuza), Décio Moreira Neto, Manoel Carneiro, Edilson do Nascimento Vicente, Alexandre Pereira Raimundo e Joaquim Aristeu Benedito da Silva.

Os homenageados foram indicados, respectivamente, pelos vereadores Abner de Madureira (PR), Aderbal Sodré (PSDB), Arildo Batista (PT), Fernando da Ótica Original (PSC), Juarez Araújo (PSD), Lucimar Ponciano (PSDB), Luís Flávio (PT), Márcia Santos (PV), Paulinho dos Condutores (PR), Paulinho do Esporte (PSD), Rodrigo Salomon (PSDB), Sônia Patas da Amizade (PSB) e Valmir do Parque Meia Lua (PSDC).

Na Tribuna, o vereador Paulinho dos Condutores saudou os homenageados lembrando de suas histórias e trajetórias de luta pela consolidação e ampliação dos direitos dos trabalhadores, em Jacareí. “Cada representante da classe trabalhadora aqui homenageado exerce papel fundamental na defesa cotidiana de um direito fundamental do homem: o de trabalhar e receber em troca um salário digno que proporcione uma condição de vida digna a si mesmo e a sua família”, afirmou.

No entanto, segundo o vereador, as transformações que o governo federal está impondo aos princípios e à natureza do Estado brasileiro conduzirão a classe trabalhadora e a sociedade a ampliarem suas reivindicações e lutas contra a prevalência dos interesses econômicos sobre a regressão dos direitos adquiridos na Constituição de 1988.

O país vive hoje uma degradação dos direitos, haja visto os projetos que tratam das reformas trabalhista, previdenciária e da terceirização da atividade-fim das empresas. Será que essas reformas irão resgatar a dignidade da classe trabalhadora? Eu acredito que enquanto há vida há esperança e, por isso, nós políticos precisamos fazer uma política para a maioria porque só assim poderemos trazer de volta aquilo que estão tirando da gente”, concluiu Paulinho.

Dia Internacional do Trabalho – A data remete ao ano de 1886 na cidade de Chicago, berço da Indústria de Transformação do setor automobilístico até meados da década de 1990, nos Estados Unidos da América. No dia 1º de maio daquele ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Internacional dos Trabalhadores, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Brasil – No país, existem relatos de que a data é comemorada desde 1895. Porém, foi somente em setembro de 1924 que o Dia do Trabalho tornou-se oficial, após a criação do decreto nº 4.859 do então presidente Arthur da Silva Bernardes. No documento, foi estabelecida a data como feriado nacional, que deveria ser destinado à comemoração dos mártires do trabalho e confraternização da classe operária.

Já nas décadas de 1930 e 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar a data para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas. O caráter de protesto foi deixado de lado, passando assumir um viés comemorativo. Vargas passou a chamar a data de “Dia do Trabalhador”.

Legenda – Trabalhadores e vereadores juntos após homenagem ao Dia do Trabalhador, realizada na noite da última terça-feira (2), no Plenário de Câmara de Jacareí

Crédito – Secretaria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest