Defesa da vida pauta solenidade que discutiu tema da Campanha da Fraternidade

“Biomas Brasileiros e Defesa da Vida” – com esse tema a Campanha da Fraternidade 2017 pautará seus trabalhos durante todo o ano, conscientizando a população e partindo para ações práticas de cultivo e conservação da natureza. A explanação e discussão desse assunto aconteceram em Sessão Solene, realizada na noite de quarta-feira (29), na Câmara Municipal.

Entre os vereadores estiveram presentes a presidente da Casa, Lucimar Ponciano (PSDB), Aderbal Sodré (PSDB), Arildo Batista (PT), Dra. Márcia (PV), Juarez Araújo (PSD), Luís Flávio (PT) e Sônia Patas da Amizade (PSB). Representando o bispo diocesano e integrando a Mesa Diretora estava o diácono Caio Nelson.

Luigi Bertoncini, coordenador diocesano da Campanha da Fraternidade, expôs ao público o conteúdo e urgência da questão de preservação ambiental: “O que está por trás desse tema é a vida das pessoas que vivem nesses biomas. Aqui na região, por exemplo, temos não só a população urbana, mas também sertanejos e até ribeirinhos”.

A secretária de meio ambiente, Rossana Vasques, relatou as ações de sua pasta que abrangeu temas que foram da educação ambiental ao trato do lixo. “O objetivo final na questão do meio ambiente é a preservação da vida. E isso engloba todas as formas dela: plantas, animais e a nossa sociedade”, alertou.

Como demonstração prática do tema, a bióloga Joana Aranha fez explanação sobre o lago do Parque Califórnia (região leste) e ações que voluntários têm feito para sua preservação. Segundo Joana, apesar da grande quantidade de lixo retirado semanalmente, ainda há grande variedade de fauna e flora que sobrevivem no local.

A situação do lago do Parque Califórnia e as campanhas que a equipe de voluntários têm feito para sua preservação sensibilizaram alguns participantes que, publicamente, se comprometeram a ajudar nas ações de proteção e conscientização do lago e sua nascente.

Para a presidente da Câmara, as diferenças sociais, econômicas e ambientais afetam a qualidade de vida do meio urbano. “As desigualdades fazem com que o cuidado e a preservação socioambiental seja fator condicionante para que a cidade se desenvolva com mais qualidade e variedade de vida”, concluiu Lucimar.

Legenda: Sessão Solene resultou em parcerias e ações em prol da conservação do meio ambiente

Crédito: Secretaria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest