Sônia questiona segurança de armazenamento de ácido clorídrico em estação de tratamento do SAAE

O plenário da Câmara Municipal aprovou um pedido de informações da vereadora Sônia Patas da Amizade (PSB), que questiona o prefeito Izaias Santana a respeito das condições de segurança de armazenamento de ácido clorídrico, da estrutura em concreto armado e da fundação da Casa de Cloro e do tanque de passagem da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), de Jacareí.

No documento, enviado à administração municipal após a sessão ordinária da última quarta-feira (29), a vereadora questiona as condições da estrutura que comporta o armazenamento do produto químico. “Procedem as informações de que a estrutura predial vem apresentando trincas e rachaduras há bastante tempo, e que as mesmas estão aumentando a cada dia, colocando em risco a segurança de funcionários e da população que reside no entorno da estação”, questionou a líder do PSB na Câmara.

No pedido de informações, Sônia apresenta informações disponibilizadas pelo Portal de Transparência do SAAE de Jacareí a respeito de contrato firmado em 2014 com a empresa Solofund Engenharia Ltda. EPP para elaboração de projeto executivo para recuperação da estrutura em concreto armado, de fundação da Casa do Cloro e do tanque de passagem da ETA Central.

A Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros têm conhecimento do risco que a estrutura predial da “Casa de Cloro” e do tanque de passagem da ETA oferece em decorrência das trincas e rachaduras em sua estrutura e na fundação? Quais providências estão sendo tomadas pela atual administração para prevenir qualquer tipo de vazamento de ácido clorídrico?”, questionou a vereadora.

A ETA Central do SAAE conta com reservatório de água de cinco milhões de litros, que começou a operar em março de 2016 para ampliação da reserva de água na cidade de 27,3 para 32,3 milhões de litros de água. Além de toda a região central da cidade e bairros adjacentes, a ETA Central abastece os bairros mais distantes como Igarapés, Rio Comprido e Jardim Santo Antônio da Boa Vista.

Legenda – Vista geral da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central de Jacareí

Crédito – Arquivo/PMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest