Câmara reúne carroceiros para debate da saúde e direito dos animais de grande porte

A Câmara Municipal realizou na manhã desta quinta-feira (16) evento para o debate público a respeito da saúde e direitos dos animais de grande porte, em Jacareí.

O evento, realizado no Plenário do Legislativo Municipal, foi organizado pela vereadora Sônia Patas da Amizade (PSB) com o objetivo de promover o debate a respeito da conscientização e orientação das temáticas e políticas públicas que envolvem a causa animal, em especial os animais de grande porte nos contextos rural e urbano.

É preciso organizar a vida desses animais no contexto urbano do município, especialmente aqueles de grande porte, que estão sujeitos as mais variadas formas de violência e maus tratos”, disse a vereadora.

Ainda segundo Sônia, “Aqui em Jacareí, temos muitos problemas em função das carroças que utilizam as vias públicas para se locomoverem no município, sem falar na quantidade de animais soltos nas ruas. No entanto, o poder público precisa encontrar formas para garantir o sustento dessas famílias, gerado graças ao trabalho da carroça”, completou.

No convívio urbano, a transmissão de doenças do animal ao homem é temática do setor de Vigilância Sanitária e de Saúde Pública no que se refere a práticas de alimentação e abrigos adequados, assim como o controle e prevenção de doenças. Neste aspecto, o médico veterinário Gerson Moreira ministrou palestra durante o evento sobre a importância da vacinação animal para a saúde pública no ambiente urbano das cidades.

A aplicação correta de vacina e vermífugo, respeitando o calendário das doses, é a melhor maneira de prevenir doenças ao próprio animal, mas inclusive como quesito de saúde pública quanto à prevenção de doenças ao homem”, afirmou o veterinário.

Regulamentação – Um grupo formado por oito proprietários de veículos de tração animal, popularmente conhecidos por carroceiros ou charreteiros, compareceu às galerias da Câmara para acompanhar o debate e reivindicar medidas do poder público que viabilizem a regulamentação da atividade no município.

A carroça é o meu ganha pão, vivo disso e sustento minha família há quatro anos nessa labuta. Vim aqui hoje porque não posso aceitar que tentem tirar o direito de fazer o meu trabalho. É o que sei fazer e, se for impedido de trabalhar, vai ser difícil encontrar outra vida que sustente a mim e a minha família”, afirma Carlos Marcos Garcia Lorca, de 58 anos.

Segundo Lorca, os carroceiros da cidade sentem-se inseguros quanto à possibilidade de criação de lei que limite ou proíba o uso de traça animal para transporte de carga, no município. “Vamos passar fome se isso acontecer porque sem o animal, ficaremos sem trabalho. Nesta altura da vida, não sei fazer outra coisa”.

Além dos carroceiros e da vereadora Sônia Patas da Amizade, organizadora do evento, participaram do encontro o vice-presidente da Câmara, vereador Valmir do Parque Meia Lua (PSDC), membros do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP), da Prefeitura de Jacareí e entidades representativas da sociedade civil organizada.

Legenda – Proprietários de veículo de tração animal acompanham encontro que discutiu a saúde e os direitos de animais de grande porte no município

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest