Secretária de Educação apresenta panorama da rede de ensino a vereadores de Jacareí

Os vereadores da Câmara Municipal reuniram-se na manhã de quinta-feira (26) com a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino para obter informações a respeito da estrutura da rede municipal de Ensino e dos trabalhos da pasta para o início das aulas do ano letivo que começa no mês de fevereiro, em Jacareí.

No encontro, que aconteceu no Auditório da Câmara a pedido da própria gestora, Maria Thereza apresentou um panorama geral sobre a rede em 2017, que será composta por 101 unidades educacionais, sendo 24 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF), 25 Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEI), sete EMEIF’s, 14 creches conveniadas, seis unidades de tempo integral, sete Educamais e nove unidades para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Para 2017, a rede de ensino de Jacareí será composta por 975 professores efetivos, 238 professores eventuais, 185 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil, 180 funcionários para atendimento das creches conveniadas, 836 salas de aula com um total de 23.036 alunos, sendo 14.116 alunos do Ensino Fundamental, 6.400 do Infantil Municipal (creches e EMEI’s), 2.295 do Infantil Conveniadas (creches) e 225 nas unidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, explicou a secretária.

A secretária citou ainda as ações que estão sendo realizadas na rede municipal de ensino para o início das aulas, e afirmou que todas as medidas administrativas estão sendo providenciadas de modo a garantir a regularidade do calendário letivo, em Jacareí.

No curto prazo, a secretaria iniciou esta semana as inscrições para as vagas nas 23 creches de período integral e parcial, que estão sendo realizadas na Rua Lamartine Delamare, no centro. No entanto, não se trata da matrícula, apenas do processo de inscrição. No caso da Educação Infantil, o trabalho será no sentido de atender à cobertura estabelecida no Plano Municipal de Educação (PME), o qual determina que, até 2020, o município deverá abarcar 50% da demanda por vagas nesta modalidade de ensino. Atualmente, este percentual é de 12%”, contextualizou Maria Thereza.

Para a presidente Lucimar Ponciano, a reunião atendeu ao anseio do Legislativo de Jacareí a respeito de informações sobre a atuação da Secretaria Municipal de Educação nos trabalhos administrativos e pedagógicos para o início do ano letivo.

O diálogo aberto entre os gestores da administração pública municipal e a Câmara de Vereadores é fundamental para o trabalho legislativo, pois é uma informação transmitida de forma rápida e direta, sem a necessidade da mediação de outros interlocutores, o que dinamiza a atividade parlamentar”, afirmou Lucimar.

Além da presidente da Câmara, participaram da reunião, o vice-presidente Valmir do Parque Meia Lua (PSDB), Abner de Madureira (PR), Dra. Márcia (PV), Aderbal Sodré (PSDB), Arildo Batista (PT), Juarez Araújo (PSD), Luis Flávio (PT), Paulinho do Esporte (PSD), Sônia Patas da Amizade (PSB), além de assessores de gabinete dos demais parlamentares da Casa.

Legenda – À esquerda, a secretária Maria Thereza Ferreira Cyrino apresenta aos vereadores um panorama dos trabalhos administrativos e pedagógicos em andamento na rede municipal de Ensino, em Jacareí

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest